Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTA DAS CRUZES EM BARCELOS FOI UM SUCESSO

Festa das Cruzes 2017 superou todas as expectativas

Espaços municipais abertos ao público com uma das melhores médias dos últimos anos; overbooking na restauração em vários dias do evento; taxa de 95 a 100 % de ocupação hoteleira na cidade e arredores; forte highlight e full demand nos dias 1 e 3 de Maio; regresso em força dos visitantes galegos.

Chegou ao fim a Festa das Cruzes 2017. Foram 15 dias de animação, mais de 60 iniciativas que fizeram da Primeira Grande Romaria do Minho o polo de atração turística de excelência da região.

Com um programa pensado para todos e para todas as idades, e que mobilizou dezenas de coletividades na cidade e no concelho, a edição deste ano foi um verdadeiro sucesso, registando lotação esgotada em todos os eventos.

Para além da excelente taxa de ocupação, nomeadamente no período alto das festas de 29 de abril a 3 de Maio, em que se registou na cidade overbooking, os edifícios municipais abertos ao público receberam neste período mais de 13500 visitantes. Este número atesta bem a fortíssima adesão a que as festas foram alvo, nomeadamente em termos de turismo, com vários circuitos de touring ao Norte a fazerem de Barcelos ponto de visita. Ao mesmo tempo de registar a enorme afluência de público vindo da vizinha Galiza, nomeadamente no período de 29 de abril a 1 de Maio, facto ao qual também não será alheia a aposta que o Município este ano fez naquela área geográfica, nomeadamente com a ação de animação realizada a 23 de abril.

Em termos de restauração este terá sido um dos melhores anos da última década, a avaliar pela informação prestada pelas unidades de restauração, nomeadamente nos fins de semana, feriados, com enfoque para o período de 29 de abril a 3 de Maio em que se registou overbooking na generalidade das refeições.

A Festa das Cruzes 2017 mantém a matriz religiosa e popular, constituindo uma referência nas tradições culturais da região e do país. Mas a tradição não deixou de arrastar para a cidade milhares de visitantes, o que foi particularmente visível ao longo da tarde do dia 3 de maio, feriado municipal, dia dedicado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz, na procissão da Invenção da Santa Cruz. As ruas de Barcelos foram estreitas para acolher os milhares de pessoas que se juntaram para assistir à majestosa procissão, única no país, com a imponência das 89 cruzes correspondentes às 89 paróquias do concelho de Barcelos.

Igual cenário registou-se na emblemática Batalha das Flores que contou com a maior participação de sempre, com 34 associações a embelezar as ruas da cidade, cerca de mil participantes e mais de mil sacos de flores. A alegria e a diversão foram imensas, ao longo de uma hora, em plena Avenida da Liberdade, na mais saudável de todas as batalhas.

Os tapetes de pétalas no Templo do Senhor da Cruz, inaugurados no dia 28 de abril, e que este ano retrataram o Senhor da Cruz, o Centenário das Aparições de Fátima e a visita do Papa Francisco a Portugal, foram um ponto de passagem obrigatório.

As rusgas, o Folclore de Rua, o Festival de Folclore, integrado pela primeira vez na programação, os Zés P'reiras, o fogo de artifício, o Bamos às Cruzes!, as bandas filarmónicas e os espetáculos musicais contribuíram grandemente para um evento de sucesso, não apenas para a região, mas também para a vizinha Galiza e para outros visitantes estrangeiros que por aqui passaram.