Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTA DAS CRUZES EM BARCELOS COMEÇA AMANHÃ

Festas da Cidade prolongam-se até 4 de maio

A Festa das Cruzes arranca amanhã, 25 de abril, com um espetáculo musical na Avenida da Liberdade, o primeiro de mais de 60 eventos que ocorrem durante os dez dias das festividades.

Aquela que é a primeira grande romaria do Minho mantém a matriz religiosa e popular, constituindo uma referência nas tradições culturais da região e do país e que tem na Procissão da Invenção da Invenção da Santa Cruz, com as cruzes das 89 paróquias do concelho, a sua máxima expressão. Este é o ponto alto das celebrações religiosas relacionadas com o milagre da Santa Cruz e ocorre no dia 3 de maio, feriado municipal, às 17h00. Nesse mesmo dia, às 11h00, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, será celebrada a missa solene.

Ainda na vertente religiosa, destaque para os tapetes de pétalas no Templo do Senhor da Cruz, inaugurados no dia 29 de abril, pelas 18h00.

Uma das caraterísticas da Festa das Cruzes é a harmonia entre o plano religioso, que lhe deu origem, e a vertente popular e festeira que decorre entre 25 de abril e 4 de maio.

Na música, o destaque vai para o concerto de Gisela João (dia 30, às 22h00), Pedro Abrunhosa (dia 2, ás 22), Aurora (dia 26, às 22h00), para além de outros espetáculos de música popular.

O folclore de rua decorre nos dias 26, 27, 1 e 4 (sempre às 10h30), contando com a participação de vários grupos folclóricos do concelho.

No âmbito da música tradicional, haverá Rusgas ao Senhor da Cruz (dia 3, a partir das 20h00), concerto pela Banda Musical de Oliveira (dia 3, às 14h30) e espetáculo de bandas filarmónicas (dia 4, às 16h00), dança (dia 28, às 21h30), e Zés p’reiras a anunciar a alvorada.

A Festa das Cruzes tem, ainda, outros momentos marcantes como a Batalha das Flores (dia 1, às 15h00), o fogo de artifício (fogo do Rio, no dia 30, às 00h00; fogo da ponte, no dia 3, às 00h00; fogo de encerramento, no dia 4, às 23h00), a feira franca e o extenso parque de diversões instalado no Campo da Feira e recinto anexo, bem como a animação permanente um pouco por toda a cidade.

Refira-se, ainda, o festival Ai Cruzes, a decorrer nos dia 24, 25, 26, 30, 1, 2 e 3, no Jardim das Barrocas, a partir das 22h00, com um programa musical e de animação diversificado e de entrada livre.

Os Caminhos de Santiago têm, também, um lugar de relevo na Festa das Cruzes, com dois momentos importantes: um no dia 27, às 18h00, com a inauguração da exposição “20 Anos do Caminho Português de Santiago”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, e a 4 de maio, dia da Festa dedicado a esta temática com uma caminhada de peregrinos entre Barcelos e o Albergue de Tamel S. Pedro Fins, cuja bênção se realiza na Igreja Matriz, às 8h30. Já em S. Fins, celebra-se uma eucaristia na Capela da Senhora da Portela, pelas 12h00. Ainda neste âmbito, realiza-se, às 15h30 a conferência “Barcelos no Caminho de Santigo”.

Destaque ainda para a emissão dos programas "Aqui Portugal", da RTP, no sábado, 26 de abril, na Avenida da Liberdade, e "Portugal em Festa", da SIC, no domingo, 27, no Largo da Porta Nova.