Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTA DAS CRUZES ATRAI MILHARES DE PESSOAS A BARCELOS

Programa prossegue hoje com concerto de Pedro Abrunhosa, amanhã com a Procissão da Santa Cruz e o Fogo da Ponte e domingo dedicado ao Caminho de Santiago

A fadista Gisela João regressou à sua terra natal, dando aos barcelenses um concerto memorável na noite de 30 de abril. No palco principal da Festa das Cruzes, Gisela João recebeu fortes aplausos e muito carinho do público que encheu a Avenida da Liberdade. Durante o espetáculo, a cantora barcelenses envergou um traje tradicional minhoto, cedido pelo Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, levando ao rubro os milhares de pessoas que quiseram assistir a este evento marcante das Festa das Cruzes de 2014. No final da atuação, o Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, ofereceu uma peça de figurado de Barcelos a Gisela João.

30_ABRIL_32

Este foi, como se esperava, um momento alto da Festa das Cruzes deste ano, mas outros eventos marcaram também os últimos dias da primeira grande romaria do Minho, que se prolonga até domingo, 4 de maio.

A inauguração dos tapetes de pétalas na Igreja do Senhor da Cruz, que motivam a visita de muitos barcelenses e forasteiros durante esta época e que acentua a vertente religiosa das festividades; o arraial Ai Cruzes!, o fogo de artifício (Fogo do Rio), a feira franca e o extenso parque de diversões instalado no Campo da Feira e recinto anexo, bem como a animação constante e diversificada um pouco por toda a cidade, o folclore nacional e galego, os Zés p’reiras e outras atratividades trazem milhares de pessoas à cidade, este ano com as condições climatéricas a ajudar ao êxito da Festa.

Exemplo disso foi o que aconteceu no dia 1 de maio, na Avenida da Liberdade, com uma das maiores e mais concorridas Batalha das Flores de sempre, que contou com a presença de muitos milhares de pessoas e com a participação de 23 associações do concelho. Durante esta “batalha” pacífica, choveram flores sobre todos os que assistiam ao desfile, lançadas pelos participantes que seguiam nos carros alegóricos. Um momento único, de grande beleza e de festa que satisfez todos os que associaram a este grande evento que chama cada vez mais forasteiros.

O programa, que procura manter a matriz religiosa e popular, prossegue hoje, 2 de maio, com a atuação de Pedro Abrunhosa.

O ponto alto das celebrações religiosas acontece com a Procissão da Invenção da Invenção da Santa Cruz, que incorpora as cruzes das 89 paróquias do concelho, ocorre amanhã, dia 3 de maio, feriado municipal, às 17h00. Antes, pelas 14h30, a Banda Musical de Oliveira dá um concerto na Avenida da Liberdade.

Ainda no dia 3, às 10h00, tem lugar a cerimónia protocolar do hasterar da bandeira da Cidade, no edifício da Câmara Municipal, e a receção aos convidados, seguindo-se, às 11h00, a celebração de missa solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.

A partir das 20h00, haverá rusgas ao Senhor da Cruz, no Largo da Porta Nova e na Avenida da Liberdade.

O da 3 encerra com o espetacular Fogo da Ponte (na ponte medieval), com as margens do Rio Cávado iluminadas por milhares de velas.

A Festa das Cruzes termina a 4 de maio, num dia particularmente dedicado ao Caminho de Santiago. Depois da inauguração da exposição “20 Anos do Caminho Português de Santiago”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, realiza-se, no domingo, dia 4 de maio uma caminhada de peregrinos entre Barcelos e o Albergue de Tamel S. Pedro Fins, cuja bênção se realiza na Igreja Matriz, às 8h30. Já em S. Fins, celebra-se uma eucaristia na Capela da Senhora da Portela, pelas 12h00. Ainda neste âmbito, realiza-se, às 15h30 a conferência “Barcelos no Caminho de Santigo”.

No último dia das festividades, realiza-se às 16h00 um concerto de bandas filarmónicas, no Campo 5 de Outubro e, às 21h30, o espetáculo de encerramento da Festa das Cruzes alusivo ao Caminho de Santiago, na Avenida da Liberdade.

O fogo de encerramento será lançado no Largo da Porta Nova, às 23h00.

Cópia de Batalha das Flores 01.05.14 029 (114)