Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICÃO LANÇA PEQUENOS ESCRITORES NO DIA DA CRIANÇA

Livro é fruto do atelier de escrita criativa promovido pelo Serviço Educativo da Casa de Camilo e orientado por Pedro Chagas Freitas

 “És um Anjo” é o título do livro escrito e ilustrado por cerca de 100 crianças das turmas do 4.º ano de diversas escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão. Esta verdadeira pérola literária, composta por quatro contos, foi lançada esta quarta-feira, Dia Mundial da Criança, na Casa de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, do escritor Pedro Chagas Freitas, de professores e familiares das crianças.

1 (2).jpg

Inspirado na obra camiliana “A queda dum anjo”, que está a celebrar 150 anos da sua primeira publicação, o livro surge no seguimento do atelier de escrita criativa promovido pelo Serviço Educativo da Casa de Camilo e orientado por Pedro Chagas Freitas. São 58 páginas de aventura, suspense e muito romance a cargo dos alunos das escolas EB Conde S. Cosme de Vila Nova de Famalicão, EB de Cruz, EB de Louro / Mouquim e EB de Requião.

O projeto decorre há já dez anos e envolveu no total cerca de mil crianças. “É um projeto que vingou. Hoje são mil cidadãos que passaram por esta iniciativa muito meritória do ponto de vista da capacitação, da formação e da aquisição de bons hábitos de leitura e de escrita”, afirmou a propósito Paulo Cunha, salientando que se trata de “um projeto que deve continuar a ser acarinhado e estimulado pelo responsáveis educativos”, sendo também “uma forma de sedimentarmos a presença de Camilo e da sua obra no contexto do concelho de Famalicão”.

Por sua vez, Pedro Chagas Freitas salientou que “todas as crianças têm a capacidade de inventar histórias e de escrever”. E deixou um desafio a todos os presentes: “Sejam escritores!”.

De resto, o orgulho, a alegria e a satisfação pela obra lançada estavam bem estampados no rosto das crianças e dos seus professores. No dia em que tudo lhes é permitido, as crianças não deixaram os créditos pelas mãos alheias e demonstraram bem o seu entusiasmo e animação.

Para a professora da Escola Básica do Louro, Carla Oliveira, trata-se “de um projeto muito interessante, com uma forma de abordar a escrita muito criativa e original, até porque as crianças vão escrevendo a partir de jogos e desafios”. Além disso, este projeto permite “o desenvolvimento de muitas competências, dando a conhecer Camilo Castelo Branco e um património do concelho que é muito valioso”.

Entretanto, coube ao diretor da Casa de Camilo, José Manuel Oliveira anunciar a obra camiliana que será explorada na próxima edição do atelier: “A Bruxa do Monte Córdova”.

1 (4).jpg