Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICÃO FESTEJA A PRIMAVERA

Parque da Devesa dá as boas-vindas à Primavera

Neste domingo, dia 20, quando o relógio apontar as 04h30, o Inverno vai dar lugar à Primavera. É o regresso da estação das temperaturas suaves, das flores e da natureza, tempo em que o escuro e o cinzento dão lugar à alegria contagiante das cores vivas e alegres.

Parque da Devesa dá as boas-vindas à Primavera

Para assinalar a data, o Parque da Devesa quer proporcionar a todos os seus visitantes um dia agradável, saudável, tranquilo e em harmonia com a natureza, com a realização de uma série de atividades para toda a família.

Shiatsu, aromaterapia, auriculoterapia, massagens e rastreios de osteopatia são apenas algumas das iniciativas previstas para este domingo, num dia de festa que arranca logo pelas 10h00, com um workshop de balsámos naturais e plantas medicinais. Pelas 11h30, há lugar para a dança, com “A vivência Tribal Dance”, uma experiência promovida pela clínica “Caminho Violeta”, com “movimentos espontâneos, descontraídos e muito feeling”.

Da parte da tarde, pelas 14h30, terá lugar o “5.º Encontro Troca de Sementes de Famalicão”. Pelas 15h00, realiza-se o “Bioblitz Primavera”, numa iniciativa em que os visitantes do parque são desafiados a descobrir o maior número de espécies presentes na Devesa. O dia termina com um “Concerto Meditativo com Taças Tibetanas”, pelas 18h00, num momento calmo e harmonioso.

Promover o bem-estar, a saúde e a proteção e respeito pela natureza é o principal objetivo deste vasto programa de iniciativas, todas elas de participação gratuita.

Cabana promove a troca de livros em Famalicão

Neste sábado, 19 de março, vai realizar-se na praça D. Maria II em Famalicão a primeira Feira do Livro “Troca por Troca”. Inspirados no conceito norte-americano BookCrossing, que define a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem e possam ler, os responsáveis da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, lançaram recentemente o projeto Troca por Troca: deixe um livro, leve outro.

Na sequência da primeira campanha, que terminou no passado dia 12, realiza-se agora a Feira Troca Por Troca, em conjunto com a Unidade de Gestão do Centro Urbano que colaborará com a “Cabana do livro”, estrategicamente instalada em plena Praça D. Maria II. Em simultâneo a Feira decorre também na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e nos Polos de Riba de Ave, Ribeirão, Joane, Lousado e Pousada de Saramagos.

A Cabana do Livro estará aberta este sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 e depois entre 21 e 24 de março com um programa de atividades de promoção do livro e da leitura direcionado às instituições do concelho.

Este projeto municipal de leitura, que integra o programa + Leitura + Comunidade, tem por objetivo envolver a comunidade famalicense numa campanha de oferta e troca de livros usados que ficarão, posteriormente, disponíveis para troca por outros livros.

Se uma das mais importantes missões da Biblioteca Pública é a formação de leitores, o desafio constante é o de encontrar estratégias para chegar aqueles que ainda não as frequentam ou, por outro lado, ir ao encontro dos que continuam distantes delas.

Informe-se e participe!

http://www.bibliotecacamilocastelobranco.org/

https://www.facebook.com/bibliotecacamilocastelobranco/

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CABANA DO LIVRO

19 de março | das 10h.00 às 12h.30 e 14h.30 às 17h.30

21 de março | das 14h.30 às 16h.30

22 a 24 de março | das 10h.30 às 12h.00 e das 14h.30 às 16h.30

HORÁRIO DAS ATIVIDADES

19 de março | das 10h.00 às 12h.30 e 14h.30 às 17h.30

Feira do Livro “Troca por Troca: deixe um livro, leve outro”

21 de março | 14h.30

Comemoração do Dia da Primavera do Dia Mundial da Poesia: oficina de construção de marcadores de livro

22 de março | 10h.30 e 14h.30

Oficina: Histórias sem Letras

23 de março | 10h.30 e 14h.30

Hora do Conto “Arturo”, de Davide Cali

24 de março | 10h30 e 14h30

Hora do Conto “Quem está na casa de banho”, de Jeanne Willis