Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE REALIZA FEIRA DE TEATRO DE BONECOS E FORMAS ANIMADAS

Fafe será palco de espetáculos com bonecos e formas animadas. Feira de Teatro é pioneira no país

Julho traz a Fafe a Feira de Teatro de Bonecos e Formas animadas, promovida pela Câmara Municipal, através da plataforma artística Fafe Cidade das Artes, a primeira que se realiza em Portugal.

A FLAUTA MÁGICA Monicreques de Kukas.jpg

Pela primeira vez no concelho, durante três dias (7, 8 e 9 de julho), Fafe vai receber mais de quarenta espetáculos de teatro de bonecos, marionetas, fantoches e formas animadas, distribuídos por espaços emblemáticos, como o Teatro Cinema, a Sala Manoel de Oliveira, a Casa da Cultura, o Arquivo e a Biblioteca Municipais. Na Praça 25 de Abril, também serão montados seis palcos, que receberão alguns dos espetáculos.

A ideia é resgatar as memórias dos “Dom Roberto” das feiras e praças, que nas terras do Minho deixaram como principal herança os grupos de “cabeçudos e gigantones”, promovendo, de igual forma, não só o mercado artístico, mas também o turismo.

Mais de trinta companhias de teatro de formas animadas das mais diversas variantes e estéticas passarão pela cidade, prometendo muita animação a quem decide assistir aos espetáculos programados.

DSC_8707.JPG

As companhias de teatro participantes, que irão mostrar as suas produções e tentar lançá-las no mercado, são oriundas de diversos países, além de Portugal, como Bulgária, Uruguai, Brasil, Espanha, Itália, Inglaterra e Grécia.

Além dos espetáculos que serão exibidos ao longo do fim-de-semana de julho, vão ser instaladas três exposições memoriais do teatro de bonecos de Portugal, Nordeste do Brasil e Galicia/Espanha.

Para todos os públicos e especialmente para as famílias, esta grande Feira de Teatro de Bonecos e Formas Animadas vai contar com a presença de mais de 20 programadores profissionais, representantes de importantes festivais internacionais, no papel de observadores e possíveis “compradores” de espetáculos.

Instituições de renome do mundo das artes marcarão presença, como o Museu das Marionetas de Lisboa, Centre de Documentación de Titeres de Bilbao, Festival de Títeres de Bilbao, FUNCAJU do Brasil, AGADIC da Espanha, Observatório de Festivais do Brasil, FIMO de Portugal, United Arts Center de Barcelona, Feria de Castilla y Leon, Cena Contemporânea de Brasília, Red Latinoamericana y del Caribe, Sesi São Paulo (Brasil), Festival Internacional de Oeiras, Festival Internacional de Títiricuenca, entre outras.

Os fafenses que vão ter a oportunidade de assistir ao que se faz de melhor no mundo do teatro dos bonecos, uma arte que é parte da memória e da tradição de todos os povos.

A Feira pretende ser um espaço de criatividade, desenvolvimento artístico, cultural e social. Associa-se a uma causa social: parte das receitas reverte para o Banco de Leite de São Tomé e Príncipe.

Pompeu Martins, Vereador da Cultura, sublinha a “inovação desta nova organização da plataforma Fafe Cidade das Artes, que nos traz uma iniciativa pioneira no nosso país, quepromete trazer muita qualidade e variedade artística a Fafe, no segundo fim-de-semana de julho.

Este conjunto de espetáculos completa a programação das Festas em honra de N.ª S.ª de Antime, diversificando a programação, num claro apelo às famílias e à visita ao nosso concelho.

Este, como outros eventos que o Município de Fafe tem promovido, pretendem elevar o nível cultural do concelho, com uma oferta artística cada vez mais alargada e direcionada para diferentes públicos.”

Moncho Rodriguez, da plataforma artística Fafe Cidade das Artes, revela que “este é um projeto que se sustenta na necessidade urgente de abrir um espaço, nesta região do Norte de Portugal, que possa ser um apelo internacional que reúna os criadores, para que encontrem novas alternativas para os seus programas e espetáculos e que, ao mesmo tempo, possam oferecer ao público local uma oportunidade de contacto com algo novo, inédito, surpreendente.

É ampliando as referências e visões, que um povo pode refletir sobre aquilo que é seu e de como deve se transformar para estar no mundo, participando na evolução da humanidade.”

Os preços dos bilhetes são 1,50€/dia para as crianças e 3,00€/dia para adultos.

Teatro-WEB-02.jpg