Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE CIDADE DAS ARTES PROMOVE ENCONTRO PEDAGÓGICO DO TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Especialistas nacionais e internacionais debatem importância da arte e cultura na infância e juventude

Fafe acolhe, na próxima quinta-feira e sexta-feira, o I Encontro Pedagógico do Teatro para Infância e Juventude, uma iniciativa cujo objetivo é transformar o Teatro Cinema de Fafe num espaço privilegiado para acolher o teatro para infância e juventude em Portugal, privilegiando a região Norte.

Desta forma, este primeiro encontro, que surge no seguimento do programa Ah!Vivarte, implantado o ano passado, vai contar com especialistas portugueses, espanhóis e brasileiros, pessoas cujo a obra e experiência são referências para todos aqueles que trabalham nas escolas e no ensino geral procurando implementar o gosto pela cultura.

A marcar o arranque deste encontro estará o presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, e o vice-presidente, Pompeu Martins.

Entre os convidados, destaque para Aglaé D’Ávila Fontes, pesquisadora do Teatro na Educação do Brasil. Durante anos, a especialista foi secretária de educação e cultura do estado de Sergipe, diretora da TV Culturae e é vice-presidente da Fundaçao de Cultura de Aracajú. No encontro, estará também o professor José Cañas, especialista em Expressão Dramática Infantil e Juvenil, diretor coletivo do Teatro GianniRodari, tem desenvolvido trabalhos e conferências sobre estes temas em toda a Espanha, Nova Iorque, México, Lisboa e Santiago do Chile.

A representar Portugal, estará José Ramalho, ex diretor das Marionetas de Lisboa e atual diretor da Art-figura Teatro.

Durante dois dias, haverá uma troca de experiências e exposições de projetos inovadores como o da Associação galega Ponte nas Ondas, que desenvolve um projeto inédito, interligando crianças de escolas portuguesas com escolas da Galiza através de programas de rádio criados e comandados pelos alunos participantes.

Com a realização deste encontro pedagógico, a Fafe Cidade das Artes pretende ainda contribuir para a promoção e renovação cultural do território, o fortalecimento da cultura local e a criação de espaços para que a arte possa dialogar com o espetador.

O I Encontro Pedagógico do Teatro para Infância e Juventude é dirigido a professores e educadores.

O início dos trabalhos está marcado para quinta-feira, às 9H00, no Teatro Cinema de Fafe.

A sessão de abertura vai contar com a presença do presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha.