Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE ASSINALA 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

Sessão solene realiza-se no Teatro Cinema

Cinema, teatro e música são apenas algumas das atividades que vão marcar as comemorações dos quarenta anos do 25 de Abril, em Fafe.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, sendo o 25 de Abril um marco na história de Portugal, Fafe não podia ficar à margem de uma data que marcou a liberdade do povo português.

“O 25 de Abril é um marco da nossa história e não pode ser esquecido. Ao fim de quarenta anos, as mudanças na sociedade portuguesa são notórias e devemos festejar a passagem do fascismo para a liberdade. Por isso, vamos fazê-lo, com várias iniciativas nos próximos dias”.

Assim, ao longo de três dias haverá várias atividades para assinalar a data, ações que terão o ponto alto na sexta-feira com a sessão solene evocativa da efeméride, no Teatro Cinema.

As comemorações começam já amanhã com a exibição do filme “Guerra e Paz”, de Rui Simões, às 21H30.

Na quinta-feira, às 14H30, no auditório municipal, realiza-se a XIV Assembleia dos Jovens Munícipes.

À noite, às 21H30, na Biblioteca Municipal será apresentada a obra dramatúrgica “Não falarei, nem que me matem” de Marta Freitas, um recital de poesia e música de intervenção, uma iniciativa promovida pelo Núcleos de Artes e Letras de Fafe.

Na sexta-feira, as comemorações começam bem cedo, às 9H00, com a Alvorada de Morteiros, seguido do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, com desfile da Fanfarra do Agrupamento de S. Gens do CNE, às 10H00. Também para as 10H00, está marcada a XIV Marcha da Liberdade, entre Antime/Silvares S. Clemente –Armil- Cepães-Golães e Fafe.

O momento alto das comemorações está agendado para as 10H15 no Teatro Cinema de Fafe, com a sessão Solene, uma sessão que inclui a intervenção do presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, dos representantes dos partidos políticos com assento na AM, e dos representantes da Associação 25 de Abril.

A cerimónia evocativa dos quarenta anos do 25 de Abril servirá ainda para a entrega do Prémio Dr. Maximino de Matos (2013) aAna Sofia Gonçalves Lopes e distribuição de distinções a funcionários municipais.

A sessão solene termina com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha.

Também na sexta-feira, às 11H30, será feita a entrega dos prémios da final concelhia do Torneio da Malha, junto ao Pavilhão Multiusos.

Da parte da tarde, às 15H00, terá inicio o Torneio de Veteranos (UDF), no Campo de Futebol de Antime. Meia hora depois, às 15H30, no Campo da Associação Cultural e Desportiva da Pica, terá inicio o XXVIII Torneio de Futebol Juvenil.

As comemorações terminam às 21H30, com o Musical “Voltar a Abril”, um espetáculo comemorativo dos 40 anos de Abril e do quinto aniversário da reabertura do Teatro Cinema, com a participação de grupos e coletividades locais. A entrada é gratuita.