Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EXPOVEZ RECEBE MILHARES DE VISITANTES

XVI Edição da Expovez – feira do Alto Minho revelou-se uma aposta ganha

A Expovez atraiu centenas de visitantes a Arcos de Valdevez e revelou-se um verdadeiro sucesso, sendo de destacar ao nível da programação o Cortejo de carros de Bois e a emissão do programa da TVI Somos Portugal, que projetou as terras e as gentes arcuenses para os 4 cantos do mundo.

expovez_2015_2

O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Castro Neto, veio a Arcos de Valdevez inaugurar esta XVI edição da Expovez - Feira do Alto Minho.

tvi7

O certame regressou em força, tendo contado com a presença de cerca de 150 expositores que saíram bastante satisfeitos com o decorrer da iniciativa que tinha como objetivos promover produtos tradicionais e empresas alto minhotas das áreas da tecnologia, natureza, artesanato, gastronomia, agropecuária e lazer.

Para João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal, esta forte adesão “mostrou bem aquilo que é a vontade e querer das nossas empresas em fazer mais, em fazer melhor, em procurarem novos mercados para os seus produtos e para os seus serviços”. Destaca ainda o sucesso da parceria concretizada este ano entre o Município, Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Minho, In.Cubo e Cooperativa Agrícola para a organização da ‘ExpoVez 2015’.

tvi3

A Câmara Municipal tem tentado contribuir e ajudar na expansão dos investimentos no concelho, nomeadamente através da redução de impostos e da isenção do pagamento de taxas municipais, passando por programas de apoio ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas, no entanto aquando da abertura do certame, o Presidente da Câmara Municipal, solicitou ao Governo apoio para fazer face aos desafios que se colocam aos territórios de baixa densidade. A começar pelo plano de valorização da biosfera do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

“É um plano ambicioso de investimento nas áreas protegidas, de investimento naquilo que será a promoção do território, o desenvolvimento económico, a conservação da natureza e a participação das pessoas. Vai permitir valorizar o território”, adiantou.

expovez_2015

Já o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza assegurou tudo fazer para que o PNPG seja um exemplo de boas práticas a nível ambiental, dizendo que “Temos vindo a construir um modelo em que seja possível não apenas dar resposta a esta dinâmica, a esta vontade deste território, mas que o parque nacional, o único que temos neste país, seja um exemplo de boas práticas, um exemplo de como podemos transformar um território com elevados valores naturais numa alavanca de desenvolvimento”.

João Manuel Esteves aproveitou ainda para solicitar intervenção do Governo relativamente às ligações rodoviárias dos parques industriais ao IC-28 e à fronteira da Madalena, à construção de um Centro de Eco-Cidadania, bem como o reforço dos apoios não reembolsáveis para as pequenas e médias empresas.

Em Arcos de Valdevez o Secretário de Estado apresentou também o programa ‘Natura.pt’, o qual tem já mais de 200 empresas aderentes.

Este programa tem como finalidade criar condições para a proteção de determinadas zonas naturais, como é o caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e criar condições para o desenvolvimento dessas mesmas áreas.

De realçar que, segundo Miguel Castro Neto, as empresas e entidades passam a integrar uma rede com um cabaz de produtos e serviços de excelência, com respeito por princípios de qualidade ambiental, económica e social, que pode beneficiar de uma estratégia de comunicação conjunta feita a nível nacional e internacional.

tvi6