Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESPOSENDE REALIZA OFICINAS DE PÁSCOA

Oficinas de Páscoa do Centro de Educação Ambiental de Esposende envolveram 350 crianças e jovens

Mais de três centenas e meia de crianças e jovens participaram nas Oficinas de Férias da Páscoa no Centro de Educação Ambiental de Esposende, que decorreram de 7 a 14 de abril.

DSCF1708

Para além dos serviços que disponibiliza habitualmente, como é o caso da exposição permanente “Ambiente Interativo”, o Centro de Educação Ambiental proporcionou, neste período, um conjunto diversificado de atividades aos mais novos, como oficinas de reutilização de materiais, teatro de fantoches, atividades de expressão plástica, jogos e brincadeiras envolvendo provas desportivas, lúdicas e de conhecimento, e atividades várias relacionadas com temáticas ambientais, como a importância da floresta e a proteção da biodiversidade.

Foram seis dias repletos de atividades, num ambiente de salutar convívio e animação, muito apreciados por todos os participantes que, deste modo, puderam ocupar as suas férias de forma lúdica e saudável.

As Oficinas de Férias, dinamizadas pontualmente ao longo do ano, são uma das muitas iniciativas que integram o Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental. Desde o início do ano letivo, foram mobilizados milhares de participantes nas mais variadas atividades e serviços que este equipamento municipal de promoção para a sustentabilidade oferece à população. De destacar as várias propostas de ações e iniciativas dirigidas à comunidade educativa e que contam, até à data, com a participação de mais de 1800 alunos. Já os workshops, as oficinas temáticas, as palestras, as visitas guiadas, as ações de formação e inclusivamente a dinamização de festas de aniversário, envolveram aproximadamente 2000 participantes de todas as faixas etárias. Assim, e nestes primeiros 8 meses de atividade, passaram por este equipamento cerca de 4 mil pessoas.

O Centro de Educação Ambiental continua a ser um espaço privilegiado ao nível do desenvolvimento de projetos de sensibilização e da formação ambiental dos cidadãos, e a dinamização de atividades lúdico-pedagógicas, abrangendo diversas áreas e idades, constitui uma clara mais-valia ao nível das ferramentas de educação ambiental. As Oficinas de Férias de Páscoa não foram exceção, concluindo-se da avaliação realizada que o Centro de Educação Ambiental se encontra no bom caminho. 

Até ao final do ano letivo ainda irão decorrer várias iniciativas nos espaços do Centro de Educação Ambiental, como é o caso da Semana do Ambiente, que integrará as comemorações do Dia Mundial do Ambiente, ou das Oficinas de Férias de Verão, durante os meses de julho e agosto.

A participação nas várias atividades dinamizadas pelo Centro de Educação Ambiental carece de inscrição obrigatória, sendo que, para mais informações, os interessados deverão consultar o site www.esposendeambiente.pt ou o blogue do Centro de Educação Ambiental, em www.esposendeambiente.pt/cea/.

DSCF1714