Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

“ENTRE MARGENS” INVADE O CENTRO HISTÓRICO DE CAMINHA DE 17 A 20 DE JULHO

Inscrições para a Feira Medieval de Caminha terminam no dia 20 de maio

“Entre Margens” é a nova aposta do Município para animar o centro histórico de Caminha de 17 a 20 de julho. A temática desta primeira edição é o instrumento musical e a música tradicional que une a região da Ribeira Minho, que se liga por um rio, com artes e saberes similares. O espaço do artífice e a degustação das iguarias da gastronomia Minho - Galiza dão assim o mote a este evento que visa a promoção e dinamização cultural desta zona transfronteiriça. As inscrições para participação já estão a decorrer e terminam a 20 de maio.

O “Entre Margens” propõe uma viagem pela ancestralidade dos sons que ao longo dos tempos marcaram a cultura da região transfronteiriça da Ribeira Minho. Este certame vai juntar as artes, os sabores e os saberes. De facto, o espaço do artífice “Luthier”, com a demonstração das artes de construção dos instrumentos de música tradicional do Minho e da Galiza, bem como a degustação das iguarias mais típicas da gastronomia Minho-Galaica são os ingredientes necessários para a troca de experiências, de saberes e de sabores, numa partilha cultural, transversal às várias épocas e marcas da história.

O certame vai estender-se por todo o centro histórico de Caminha nomeadamente a Praça Conselheiro Silva Torres, os largos Calouste Gulbenkian, Fetal Carneiro e da Matriz, e as ruas D. Nuno Alvares Pereira, 16 de Setembro, Visconde Sousa Rego, de São João e Ricardo Joaquim de Sousa.

Pode participar no “Entre Margens”: Tapas e Doces (todos os que promovam a venda de géneros alimentares, sempre numa vertente gastronómica tradicional do território do Minho e Galiza); Restauração (associações, comissões de festas e juntas de freguesia do concelho de Caminha); Artesãos (todos os que promovam a venda de produtos/materiais de produção própria e de forma artesanal); Artífices (todos os artesãos que se enquadrem em ofícios de “Luthier”, principalmente na área da criação do instrumento musical e que recriem o oficio durante o evento) e Editores (reservado a editores de música tradicional).

Os interessados devem remeter a proposta de participação até ao dia 20 de maio para Município de Caminha/Gabinete da Cultura e Turismo/Largo Calouste Gulbenkian/4910-113 Caminha.

Feira Medieval de Caminha vai decorrer de 23 a 27 de julho

A Feira Medieval de Caminha vai decorrer de 23 a 27 de julho. Subordinada ao tema Arcanum Mare, esta edição pretende lembrar e reviver os costumes medievais deste povo de mareantes. As inscrições para mercadores alimentares, taberneiros, artesãos, mercadores não alimentares e mercadores exóticos terminam no dia 20 de maio.

É de realçar que os estabelecimentos comerciais locais que pretendam associar-se à recriação de um ambiente medieval, enquadrando os seus produtos na época medieval, deverão realizar a sua inscrição até ao dia 24 de maio.

As propostas de participação deverão ser enviadas via correio eletrónico através do email: feiramedieval@cm-caminha.pt ou remetidas por correio para Município de Caminha/Organização da Feira Medieval/Largo Calouste Gulbenkian/4910-113 Caminha.

As normas de participação do “Entre Margens” e da Feira Medieval de Caminha 2014 foram aprovadas na última reunião de Câmara. Para informações mais detalhadas consultar as normas de participação em www.cm-caminha.pt.