Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EDUARDO TEIXEIRA PINTO EXPÕE FOTOGRAFIA EM PONTE DA BARCA

O prazer de fotografar... de Eduardo Teixeira Pinto

Exposição de Fotografia, patente no átrio dos Paços do Concelho de Ponte da Barca, até ao dia 13 de março

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933, e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tendo participado, a partir de 1953, em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

P1500073.JPG

A sua vasta obra, de olhar poético sobre a realidade, fez de Eduardo Teixeira Pinto um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX. As suas fotografias abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, relação que tão bem soube conciliar.

Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico de valor incalculável.

A exposição itinerante, composta por uma coleção de 38 fotografias, premiadas a nível nacional e internacional, e que já estiveram patentes em diversos locais do país, chega, agora a Ponte da Barca e pode ser visitada até ao dia 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30.

P1500050.JPG

P1500063.JPG