Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CURTIR CIÊNCIA CELEBRA DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Efeméride é assinala a 22 de março com várias iniciativas de sensibilização

Um “Show de Ciência” com várias atividades em laboratório, o atelier “Ciclo da Água” e a visita a alguns dos módulos da Exposição Permanente são algumas das atividades com que o Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães assinala, a 22 de março, o Dia Mundial da Água.

guimaagmm.jpg

Com estas atividades relacionadas com a água e destinadas ao público escolar, o Curtir Ciência pretende salientar a importância deste recurso natural. “A discussão sobre a forma como a sociedade trata este recurso fundamental para a sobrevivência da humanidade é extremamente atual. O Curtir Ciência, enquanto centro de promoção e divulgação da Ciência, não podia deixar em claro esta efeméride”, explica Sérgio Silva, Diretor Executivo do Centro Ciência Viva de Guimarães.

O “Show de Ciência” consiste num conjunto de quatro atividades experimentais relacionadas com a água, apresentadas de forma simples e de fácil compreensão. São elas: Garrafa Colorida,em que os participantes criam uma garrafa com uso de água, açúcar e corantes; Flutua ou não?,em torno dos objetos mais e menos densos que a água; Xilofone, que, como o nome indica, tem a ver com o mundo da música e que visa levar os participantes a construírem um instrumento musical usando apenas a água como suporte e Foguetão, uma atividade centrada na tensão superficial, que é uma das propriedades da água. 

Na atividade “Ciclo da Água e os seus Estados Físicos” são abordados temas ligados aos programas curriculares do 1º e 2º ciclos: o Ciclo da Água e os Estados Físicos; Propriedades da molécula de água; Relação da água com o sal, entre outros.

Além destas atividades centradas no espaço do Curtir Ciência, na Antiga Fábrica de Curtumes Âncora, em Couros, o Centro Ciência Viva de Guimarães marca presença, igualmente, no “Quizz” organizado pela Empresa Intermunicipal Vimágua, a desenrolar em quatro escolas dos concelhos de Guimarães e Vizela. Os 30 alunos com melhor pontuação neste jogo que coloca à prova os conhecimentos sobre a água, receberão vouchers para poderem visitar, gratuitamente, o Centro Ciência Viva de Guimarães.