Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CONTRATO PARA REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA POLIS LITORAL NORTE PARA CAMINHA É ASSINADO QUARTA-FEIRA

Para Miguel Alves esta obra tem um significado próprio “é o primeiro contrato da Polis assinado para Caminha! Depois destes anos todos, o concelho vai beneficiar”

O concelho de Caminha vai ser contemplado com a primeira obra a realizar no âmbito da Polis Litoral Norte. Trata-se da criação de um parque de estacionamento que vai beneficiar os utilizadores do equipamento desportivo e os veraneantes que frequentam a praia da Gelfa.

Infraestruturas associadas à utilização da Prai

“Esta obra tem importância e, sobretudo, um significado próprio: é o primeiro contrato da Polis assinado para Caminha! Depois destes anos todos, o concelho vai beneficiar”, avança Miguel Alves. A sessão de assinatura do contrato a celebrar entre o Conselho de Administração da Polis Litoral Norte, S.A. e o Programa Operacional Regional do Norte – ON.2 vai ter lugar esta quarta-feira, dia 30, às 12 horas, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

A obra para o concelho de Caminha designa-se “Infraestruturas associadas à utilização da Praia da Gelfa” e diz respeito ao recinto afeto ao complexo do Campo de Futebol da Gelfa, situado próximo da praia e inserido no perímetro da Mata Nacional da Gelfa, na freguesia de Âncora. Trata-se de uma intervenção que constitui uma das ações previstas no Plano Estratégico do Litoral Norte (Março 2009) e enquadra-se no EIXO 2 – Preservação e Requalificação dos valores naturais, correspondente à tipologia de intervenção P4- Requalificação e dinamização de áreas adjacentes à zona costeira, orientada particularmente para o pinhal da Gelfa.

Trata-se de uma obra importante. Por um lado, vai requalificar um espaço na zona litoral, tornando-a ainda mais atrativa. Por outro, vai dotar aquela zona desportiva e balnear de melhores condições, quer para benefício dos munícipes, quer para os turistas.

O projeto “Infraestruturas associadas à utilização da Praia da Gelfa” engloba três ações: redefinição dos limites do equipamento desportivo; regulação do acesso viário e disponibilização de área de estacionamento de apoio quer ao equipamento desportivo quer aos utilizadores da praia.

A redefinição dos limites do equipamento desportivo inclui a reposição/ construção de muros e vedações.

No que concerne à regulação do acesso viário, vai realizar-se a correção pontual do traçado e do perfil do arruamento existente.

A ação de disponibilização de área de estacionamento de apoio quer ao equipamento desportivo quer aos utilizadores da praia inclui a regularização e ordenamento da área a nascente do atual campo de jogos (e interior ao recinto murado atribuído ao equipamento desportivo), de forma a prepara-la para acolher a área de estacionamento de apoio ao equipamento desportivo.

No âmbito da Intervenção Polis de Requalificação e Valorização do Litoral Norte, está prevista até ao final do 1º semestre de 2015 a concretização de um conjunto de ações de grande relevância, nomeadamente no âmbito da Gestão Ativa de Espaços Protegidos e Classificados e da Valorização do Litoral, que na globalidade representam um montante de investimento de 5,1 milhões de euros.