Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CLAS APROVA PROVEDOR DO IDOSO EM VIEIRA DO MINHO

CLAS aprova Provedor do Idoso

O Presidente da Câmara, António Cardoso, presidiu, ontem, 18 de abril, a mais uma reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que se realizou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

DSC_1731

A reunião iniciou com o presidente António Cardoso a referir-se às comemorações do mês de abril, relativamente à prevenção dos maus tratos na infância, informando os presentes da II Caminhada Azul, que se irá realizar no dia 26 de abril. O autarca perspetivou ainda as iniciativas que vão decorrer durante o mês de maio, alusivas à família, das quais se destaca a realização de um seminário intermunicipal.

Um dos pontos em discussão nesta reunião foi a eleição do Provedor do Idoso, uma pessoa externa à autarquia que irá ajudar na identificação e na definição das melhores práticas e respostas relativamente à terceira idade.

Por unanimidade, foi eleita a Drª Joaquina Coelhoso, médica reconhecida na comunidade vieirense, quer pela sua dinâmica quer pela sua sensibilidade social. A sua função, voluntária, passará por servir de apoio a pessoas de mais idade, representá-las e acompanhá-las em situações que assim o exijam.

O parecer para licenciamento de equipamento da Estrutura Residencial para Idosos do Centro Social e Paroquial de Ribeira Cávado foi também aprovado por unanimidade.  Este parecer tem como objetivo a remodelação e adaptação do equipamento social com a consequência de melhorias das condições de funcionamento e o cumprimento com as orientações técnicas dos serviços competentes da Segurança Social.

Outra das aprovação por parte dos conselheiros foi a apresentação dos relatórios do Projeto CLDS 3G  Vieira a Crescer relativos ao ano transato.

Por fim, foram feitos dois pedidos de isenção de taxas para o Centro Social da Paróquia do Divino Salvador de Rossas e para o Centro Social Paroquial de Tabuaças.