Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA EXPÕE E VENDE TRAJES TRADICIONAIS DO MINHO

Identidade e tradição do “Traje Regional do Minho” na LIT

Associando-se ao conceito da II BIA – Artes e Ofícios Tradicionais, a decorrer de 10 a 14 de agosto, a Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira tem patente uma mostra/venda de trajes regionais que fazem parte de uma coleção particular. Fato de Noiva de Cerveira é um dos destaques desta exposição aberta ao público até ao final do mês de agosto.

IMG_7324.JPG

São mais de 15 trajes de noiva e de noivo, de dó, à lavradeira, de trabalho e à meia-senhora, para além de peças individuais como algibeiras, lenços, coletes e casacos regionais. Um vasto conjunto de trabalhos produzidos pela sensibilidade e mãos de Maria Cândida, uma vianense com fortes ligações familiares a Vila Nova de Cerveira.

Até ao final deste mês de agosto, integrada na BIA – Artes e Ofícios Tradicionais e aproveitando o facto de ser uma época com muito turismo e regresso de emigrantes às suas raízes, a Galeria da LIT veste-se de tradição e muita cor, dando a conhecer as roupas usadas pelas mulheres alto-minhotas em épocas festivas, quer de carácter religioso quer social, que vão desde o casamento, ao trabalho e ao funeral.

Através de diversas expressões culturais, o objetivo desta iniciativa é enfatizar e valorizar a riqueza de costumes e tradições da nossa região ao nível etnográfico, realçando os laços identitários e culturais nos trajes de antigamente, colocando-os para visita das gerações mais vindouras e outros interessados.

A mostra/venda “Traje Regional do Minho” encontra-se aberta ao público até ao final do mês de agosto, no período de funcionamento da Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira.