Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CENTENAS DE PESSOAS CAMINHAM EM CERVEIRA

Adesão significativa sugere continuidade do ‘Caminhar em Cerveira’ em 2015

Cerca de duas centenas de pessoas participaram, entre maio e dezembro deste ano, nas seis caminhadas que integraram a iniciativa ‘Caminhar em Cerveira’. Com este projeto inovador no Concelho, o Clube Celtas do Minho e a autarquia cerveirense deram os primeiros passos para a constituição da Rede Municipal de Percursos Pedestres, a ser consolidada em 2015.

Para uma primeira vez que se realiza em Vila Nova de Cerveira, o balanço deste calendário de trilhos pedestres é muito positivo, com a participação de pessoas oriundas não só do próprio Concelho, mas também de Coimbra, Porto, Oliveira de Azeméis e principalmente Galiza.

Além de concretizada a promoção de pontos de referência de Montanha e a sensibilização para a importância do exercício físico, este projeto contribuiu ainda para a dinamização da economia local. Alguns participantes programaram um fim de semana em Vila Nova de Cerveira, desfrutando das paisagens, gastronomia e eventos promovidos.

A direção do Clube Celtas do Minho mostra-se satisfeita com a aceitação deste projeto, depois de, durante anos, ter tentado criar uma Rede Municipal de Percursos Pedestres (RMPPVNC) em colaboração com o Município, concretização conseguida com o novo executivo.

O vereador com o pelouro do desporto destaca o papel fundamental deste projeto na promoção e divulgação das potencialidades turísticas que o Concelho tem para oferecer, sobretudo na vertente do turismo de natureza.

Vitor Costa não tem dúvidas de que a Rede Municipal de Percursos Pedestres é para continuar em 2015 e, se possível, integrar outros trilhos que proporcionem aos participantes experiências e conhecimentos por cantos e recantos únicos de Vila Nova de Cerveira.

Recorde-se que o ‘Caminhar em Cerveira’ desenvolveu-se em seis trilhos com caraterísticas ambientais, culturais, arquitetónicas, religiosas e históricas - Vale das Donas, Cervo, Monte de Góios (noturno), Outra Banda, Moinhos da Gávea e Alto da Pena - pelas freguesias de Sopo, Vila Nova de Cerveira, Gondarém, Covas, Reboreda e Loivo, com acompanhamento de dois guias experientes e um auxiliar.

‘Caminhar em Cerveira’ veio reforçar o surgimento de um novo conceito turístico baseado em critérios de sustentabilidade, implicando a integração no meio, o aproveitamento ótimo dos recursos, a íntima integração da população local, a preservação e melhoramento do meio, ou seja, tudo aquilo que permita um processo sustentável e duradouro.