Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO PROMOVE DINÂMICAS PARA A CIDADANIA

“Apresentação de Vocações” é uma das muitas ações promovidas pelo programa “Celorico+Social” no âmbito na grelha de atividades apresentadas para 2014.

Press- clds

Uma vez que o programa CLDS +(Contrato Local de Desenvolvimento Social) “Celorico+Social” contém a inegável virtude de valorizar a proximidade e dar soluções concretas aos que delas carecem, surgiu a necessidade de desenvolver atividades voltadas para as vocações na ótica de motivar, valorizar e promover o gosto por profissões e ao mesmo tempo, suscitar comportamentos altruístas como o voluntariado.

Assim sendo, as crianças do Centro Escolar da Mota visitaram, durante o mês de abril, o quartel dos Bombeiros Voluntários Celoricenses onde puderam verificar as particularidades destes profissionais assim como os materiais de trabalho e as instalações. A visita foi conduzida pelo comandante dos BVC, António Marinho Gomes, e por dois Bombeiros da corporação.

Segundo, o Coordenador do projeto, Manuel Maria Afonso “As crianças encontram-se em período de férias da Páscoa e o facto de viverem numa zona do concelho onde não há atividades para Ocupação dos Tempos Livres motivou o desenvolvimento desta ação nesta altura em particular. Esta atividade, apresentação de vocações, irá decorrer durante o ano direcionada às crianças dos 3 aos 12 anos. Começamos com as profissões com fardas uma vez que, têm um lugar especial no imaginário das crianças”, salientou.

O Comandante dos BVC salientou a importância destas ações junto do público infantil. “Trata-se de uma ação particularmente interessante uma vez que incute nestas crianças o gosto por uma possível profissão e ao mesmo tempo pelo voluntariado.”

Em Celorico de Basto o programa é denominado “Celorico+Social” em funcionamento desde junho de 2013 que atua fundamentado em 3 eixos de intervenção que permitem a atuação em diferentes âmbitos na sociedade em que se insere.