Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO CELEBRA O AMOR E A VIDA

“Celebração” ao amor e à vida em exposição em Celorico de Basto

A exposição “Celebração” de José Rodrigues em colaboração com a pintora Raquel Rocha está presente no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, de 10 a 31 de março. Na cerimónia de abertura da exposição os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a “obra” ao pormenor meticulosamente explicada pela coautora Raquel Rocha.

_DSC7868.jpg

“É uma honra para Celorico de Basto ter patente no centro cultural uma exposição tão rica de tão prestigiada figura das artes e autor da estátua do cardeal D. António Ribeiro, José Rodrigues. Como diz a Raquel Rocha, artista fantástica e coautora deste trabalho, o mestre era de facto um homem de quem só se pode ter uma admiração profunda pela entrega, pelo preciosismo, pela dedicação à arte”, disse o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto, presente na abertura da exposição.

Uma exposição que não é mais que a “celebração ao amor e à vida, tendo como tema o erotismo, em que o mestre tem um gesto livre e solto e eu um traço minucioso” disse Raquel Rocha. A coautora percebeu que tinha algo em comum com José Rodrigues, também o mestre nos seus desenhos se centrava na temática do erotismo então, por intermédio de Filha Ágata Rodrigues, em 2012, foi apresentada ao mestre que aceitou fazer este trabalho conjunto. “A minha admiração pelo mestre é de tal forma profunda que tive que pedir de forma indireta para desenvolver este trabalho conjunto, eu propôs mas temi ao mesmo tempo. E, de facto, ter os olhos do mestre sobre a minha obra não foi fácil mas, nos momentos em que me vi fraquejar o mestre ensinou-me a ter coragem e incentivou-me sempre a trabalhar sem nunca perder o meu traço, muito complexo, minucioso e estruturado. É um trabalho que se complementa, o traço de um vai ao encontro do traço do outro. É um gosto particular de falar sobre amor e representa-lo na obra de arte” reforçou a pintora.

A filha de José Rodrigues mostrou-se muito agradecida e diz que esta exposição vem “celebrar José Rodrigues, o amor e vida”.

A abertura contou com uma série de convidados nomeadamente com a esposa de José Rodrigues, Deolinda Rodrigues.

Importa salientar que a exposição estará em exposição até ao dia 31 de março e que no dia 19 a coautora fará uma visita guiada à mesma com todos os interessados.

_DSC7892.jpg

_DSC7905.jpg

_DSC7915.jpg