Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CASTELO DE MELGAÇO ACOLHE WORKSHOP DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA PARA JOVENS

Apresentação final este sábado, Castelo de Melgaço | 10h00

MUTANTES: workshop interativo de jovens com artistas

A Comédias do Minho desafia os jovens participantes a olharem para um lugar, imaginá-lo e reinventá-lo num futuro sem imposição de limites

O Castelo de Melgaço recebe este sábado, pelas 10h00, a apresentação final da III Edição de Mutantes, um Workshop de Formação Artística para Jovens (dos 12 aos 18 anos) dos cinco municípios do Vale do Minho, coordenado pela companhia teatral Comédias do Minho. O objetivo é envolver artistas e grupos de jovens adolescentes.

III Edição de Mutantes (2).jpg

Ao longo desta semana cada grupo, acompanhado por um criador distinto, foi desafiado a construir uma instalação a partir de um olhar sobre um lugar. O workshop a decorrer na Casa da Cultura de Melgaço tem como área artística a Cenografia em Cartão, com orientação de Sofia Gomes e Cidália Abreu da OUP AS! DESIGN. Inspirando-se nas histórias sobre os Arganões, seres imaginários que estão presentes na tradição popular da vila de Melgaço, os participantes foram incentivados a recriar estas criaturas fantásticas, trazendo-os de volta. Para tal, os jovens foram desafiados a construir máscaras e acessórios para reencarnar estas personagens. Todas as peças são elaboradas com papel e cartão canelado, com o propósito de desenvolver técnicas de desenho, recorte e colagem.

A iniciativa acontece pela terceira vez e tem como objetivos pedagógicos experimentar e conhecer materiais, e procedimentos artísticos diversos nas artes; incitar à aproximação de ações com diferentes linguagens artísticas, assim como à comunicação com os artistas; explorar as diferentes leituras dos espaços públicos, e potenciar a intervenção artística e plástica; e provocar a perceção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão, ao realizar e fruir de produções artísticas.

Gesso, em Monção (Iva Viana); Pintura, em Valença (Cristina Azevedo); Cerâmica, em Paredes de Coura (Margarete Barbosa); Modelagem em Papel, em Vila Nova de Cerveira (Gabriela Gomes) são as restantes áreas artísticas desta terceira edição do workshop.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA EM CIRCUITO PELO VALE DO MINHO: partilha das experiências e dos objetos artísticos criados

MELGAÇO | Castelo de Melgaço | 10h00

MONÇÃO | Biblioteca Municipal | 11h30

VALENÇA | Biblioteca Municipal | 12h45

P COURA | Centro Cultural | 15h00

VN CERVEIRA | Biblioteca Municipal | 16h15

As sessões são abertas ao público em geral e de entrada gratuita.

A saber que a Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.

A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.

III Edição de Mutantes (3).jpg

III Edição de Mutantes (8).jpg

III Edição de Mutantes (12).jpg