Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CASA CERVEIRENSE EM LISBOA: UM PEDAÇO DE CERVEIRA NA CAPITAL

António Roleira Marinho dirige uma mensagem aos cerveirenses radicados em Lisboa

Vai a Casa Cerveirense em Lisboa levar a efeito no próximo dia 8 de novembro, um almoço regionalista que visa congregar as gentes de Vila Nova de Cerveira radicadas na região de Lisboa e assinalar mais um aniversário da sua associação regionalista. A pedido do BLOGUE DO MINHO, o sr. António Roleira Marinho – um dos mais ilustres cerveirenses a quem a nossa região muito deve por tudo quanto fez nomeadamente enquanto deputado e governador civil – acedeu a dirigir uma mensagem aos seus conterrâneos e amigos cerveirenses. Palavras de apreço que seguramente todos os cerveirenses saberão reconhecer!

Caros Cerveirenses, Ilustres amigos

Como me lembro do primeiro encontro dos Cerveirenses espalhados pela Cidade de Lisboa, já lá vão mais de três dezenas de anos e como foi emotiva essa manifestação de bairrismo e de amor pelas nossas coisas!

Os anos foram passando, muitos dos pioneiros já são saudade, um ou outro vai resistindo e continuando a ser fermento deste movimento fantástico e como é estimulante verificar que a semente então lançada continua frutificando, sinal de que, apesar das vicissitudes da vida e das mudanças que se foram verificando, o amor pelas nossas nobres causas mantem-se e a amizade entre os cerveirenses cimenta-se, tornando o nosso concelho maior e mais conhecido.

As distâncias daquele tempo eram enormes, porque as estradas eram difíceis, porque os recursos eram parcos, porque quem abalava até Lisboa à procura de melhores condições de vida só vinha “à terrinha”, matar saudades, de ano a ano ou mesmo de dois em dois anos e, por isso, quando se avançou com esta interessante iniciativa fortificaram-se mais os laços de solidariedade entre todos e criou-se um novo espaço de convívio e de partilha!

Neste momento tão especial, faço votos que este almoço seja, de novo, motivo de reforço dos elos que se entrelaçam e tornam a família cerveirense residente na zona de Lisboa, ainda mais fraterna, mais próspera e mais feliz e aceitem o meu maior agradecimento pelo vosso esforço em prol de causa tão nobre.

Com um abraço amigo.

Campos, V. N. Cerveira, 28/10/2015

António Roleira Marinho