Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CANTARES AO DESAFIO LEVAM AO RUBRO FESTA MINHOTA NA AMADORA

Terminou há instantes na Amadora o Encontro de Concertinas e Cantadores ao Desafio promovido pelo Rancho Folclórico Alegria do Minho. A festa teve lugar no Jardim Central Zeca Afonso e contou com a participação especial da exímia cantadeira Irene de Gaia cujo despique com o cantador Teotónio Gonçalves arrebatou frequentes vezes o riso e os aplausos do público.

Pelo tablado passaram muitos grupos de tocadores de concertina acompanhados por outros instrumentos típicos. Parte destes grupos são destacados das próprias tocatas dos ranchos folclóricos minhotos que existem na região de Lisboa e que desta forma contribuem para a popularização da concertina e da própria música popular portuguesa.

Estes encontros têm estado na origem do aparecimento de muitos tocadores de concertina, garantindo a preservação e até o aparecimento de novos ranchos folclóricos. Refira-se que num tempo ainda não muito distante, assistia-se a uma carência de tocadores de concertina, o que criava situações difíceis que comprometiam a própria coesão dos grupos folclóricos e a forma de se apresentarem em palco.

O Rancho Folclórico Alegria do Minho foi em 29 de Agosto de 2012, fundado na cidade da Amadora por um grupo de minhotos oriundos do Distrito de Viana do Castelo com o propósito de recolher, preservar e divulgar a cultura tradicional minhota, transmitindo-a às novas gerações de descendentes e contribuindo para a aproximação das nossas gentes radicadas nomeadamente no concelho da Amadora.

Fotos: Carlos Gomes / Manuel Santos