Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO PARTICIPA EM FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CÉNICAS NO BRASIL

O espetáculo [L]a [P]lage que surgiu a partir de uma residência artística acolhida pelo CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com o Grupo Acaso (Brasil), criado em maio de 2015 em Cabeceiras de Basto, tem a sua estreia no Brasil no “Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cénicas de Pernambuco” em duas apresentações marcadas para os próximos dias 14 e 15 de janeiro às 20h00 no Teatro Marco Camarotti, no Recife.

Este projeto que funde a dança, o teatro e a música numa perspetiva arrojada, vem de um desejo há muito tempo compartilhado entre as companhias: realizar uma co-produção internacional entre o Brasil e Portugal.

Esta criação é o ponto de partida desta parceria entre o CTCMCB e o Grupo Acaso, um primeiro passo dentro de um processo criativo que pretende refletir sobre os comportamentos nos países de língua portuguesa. [L]a [P]lage é uma obra que vem de forma lúdica e irreverente tratar sobre o “jeitinho brasileiro” de ser, tanto de uma perspetiva do Brasil quanto de Portugal. A dança, a música e o teatro compõem este projeto que busca fortalecer os laços lusófonos. “La plage” – a praia, em francês – vem para ambientar esse clima tropical onde cada brasileiro parece ter um sol para si.

Enquanto projeto cultural de Cabeceiras de Basto, o CTCMCB pretende através desta iniciativa acrescentar uma dinâmica ainda maior ao concelho, com uma programação que extrapole as fronteiras, expandindo a cultura local e conectando-a com pensamentos artísticos contemporâneos de diferentes partes do mundo. Apesar de ainda estar no seu quarto ano de existência, o Centro de Teatro, para além da programação com os artistas locais, já conseguiu desenvolver projetos com o Brasil e com a Grécia, num constante fortalecimento de uma rede de contactos e de parcerias que envolve diversos segmentos das artes e que promove uma efervescência cultural ativa, trazendo à população local uma programa rico e promovendo fora do concelho a cultura cabeceirense.

O Grupo Acaso é uma companhia de dança criada no ano de 2009, em Recife, com o foco na dança contemporânea e fusões, como com o teatro, danças urbanas, dança para a infância e juventude, música e outras vertentes artísticas. Desde 2013, desenvolve pesquisas relacionadas à lusofonia e neste ano concluiu uma digressão do espetáculo “PANGEIA”, produção que envolveu Portugal e a Galiza. O [L]a [P]lage é a sua terceira produção internacional em parcerias com países lusófonos.

A Câmara Municipal congratula-se com a realização deste intercâmbio que levará ao Brasil o nome de Cabeceiras de Basto e o de que de melhor se faz em termos culturais nesta terra de Basto.

Direção: Bárbara Aguiar e Neto Portela

Assistente de Direção: Fernando Oliveira

Elenco: Bárbara Aguiar, Fernando Oliveira, Hulli Cavalcanti, Neto Portela e Roberto Moreira

Direção Técnica, Cenografia e Figurinos: Joana Veloso

Trilha Sonora: Grupo Acaso e CTCMCB.

Duração: 45 min aprox.

Co-Produção: Grupo Acaso e CTCMCB

Apoio: Secretaria de Turismo da Prefeitura da Cidade do Recife e Contos D’Então – Associação

Realização: APACEPE – Associação dos Produtores de Artes Cénicas de Pernambuco e Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto