Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO CELEBRA DIA INTERNACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA EM RELAÇÃO ÀS MULHERES

Cabeceiras de Basto celebra Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres com um espetáculo diferente e emocionante

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto associou-se hoje, dia 25 de novembro, à celebração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres com a realização de um espetáculo que assinalou esta data no ‘Teatro Bus’ que durante esta manhã esteve estacionado em frente à Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto e à tarde em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

DSC_0012.JPG

Esta iniciativa é uma organização conjunta desta Câmara Municipal com a Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR de Guimarães que conta com o apoio da Cercifaf e da Arriva através de um projeto único – um palco itinerante, o Teatro Bus. Um trabalho fantástico da Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR de Guimarães que se reveste de grande alcance social e que se traduz num apelo a todas as mulheres que sofrem algum tipo de violência a denunciar todas essas situações, dizendo BASTA!

Trata-se de uma ação concertada de sensibilização através da apresentação do espetáculo intitulado ‘BASTA’, protagonizado pelo grupo de jovens ‘Azul Diferente’ da Cercifaf, tendo como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar do ser humano.

Durante a manhã de hoje, 100 alunos de quatro turmas da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto assistiram ao espetáculo que foi visto à tarde pelas entidades oficiais, entre os quais o presidente da Câmara e os vereadores, o comandante do Destacamento Territorial de Guimarães da GNR, Capitão Paulo Melo, o representante da direção da Cercifaf, Prof. José Luís Ribeiro, bem como o presidente da Arriva Portugal, Manuel Basto Oliveira.

Nas intervenções que no final deste emocionante espetáculo proferiram, os parceiros desta iniciativa destacaram a importância desta campanha de sensibilização para as questões da violência contra a mulher, da eliminação de barreiras sociais mais até do que das barreiras físicas e da valorização da diferença.

Note-se que a violência doméstica contra as mulheres abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos e os seus agressores também são de diferentes condições.

Combater a violência contra as mulheres, bem como qualquer tipo de violência, é um dever de todos.

DSC_0018 (3).JPG

DSC_0072 (1).JPG

DSC_0089 (1).JPG

DSC_0118 (1).JPG