Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA RECEBE TORNEIO INTERNACIONAL DE XADREZ COMO UM DOS EVENTOS DE MAIOR PRESTÍGIO

2º Torneio Internacional de Xadrez no Mosteiro de Tibães com balanço muito positivo

O Mosteiro de São Martinho de Tibães recebeu a 2ª edição do Torneio Internacional de Xadrez organizado pelo Clube de Xadrez de Braga, nesta que se tem tornado a sua “casa” predileta para a realização de eventos de xadrez de enorme prestígio na cidade de Braga.

CXB-rescaldo-2Tibaes-5

Desde cedo que o evento se destacou pela positiva com jogadores e acompanhantes a serem recebidos como reis e rainhas pela Organização, Mire de Tibães e o Mosteiro de Tibães num Welcome Drink na sala de convívio da hospedagem do Mosteiro de Tibães. De seguida, era chegado o momento dos jogadores demonstrarem em frente ao tabuleiro todo o seu saber, fruto de anos de estudo deste nobre jogo, o xadrez.

CXB-rescaldo-2Tibaes-4

Foram 7 rondas jogadas de sexta a terça-feira, 8 de Dezembro onde se associou a cultura ao desporto de competição, numa sala belíssima para se jogar xadrez, nas cavalariças do Mosteiro de Tibães.

Mas não foram só os graúdos que tiveram o prazer de jogar xadrez no Mosteiro, paralelamente, na tarde de 7 de Dezembro as crianças do jardim-de-infância do Carrrascal tiveram a oportunidade de contactar pela primeira vez com o jogo, numa iniciativa conjunta pela Junta de Freguesia de Mire de Tibães e o CXB, pretendendo sensibilizar a comunidade para as vantagens que o xadrez introduz no ensino das crianças.

CXB-rescaldo-2Tibaes-3

No que concerne ao torneio, dois dos candidatos a ganhar o torneio, o CM Ivo Dias e o NM André Sousa defrontavam-se à 4ª ronda, tendo saído vencedor o recém Mestre Nacional André Sousa, tomando a dianteira na classificação geral.

Na sua alçada estava Yaroslav Minakov (jogador do CXB) que o defrontou e venceu na 6ª ronda subindo assim ao 1º lugar da geral. À 7ª ronda, último dia de prova, os lugares do pódio ainda estavam por definir pelo que se viveram momentos de enorme pressão e ansiedade enquanto se defrontavam na primeira mesa Yaroslav Minakov e o CM Ivo Dias, no final a vitória sorriu para o jogador de negras presenteando o Mestre Nacional com a vitória no torneio, nesta que é a 2ª edição do Torneio de Xadrez no Mosteiro de Tibães, evento que promete regressar para o ano de 1 a 8 de Dezembro de 2016.

CXB-rescaldo-2Tibaes-2

Foram várias as entidades institucionais que decidiram associar-se ao evento, sendo elas o Município de Braga, junta de freguesia de Mire de Tibães, o próprio Mosteiro de Tibães, IPDJ, FPX, AXDB, ACB, bem como outras entidades como o Hotel da Estação, Hospedaria do Convento de Tibães, Aki, Bloomidea, Camaleão – Reportagem de Eventos, Churrasqueira Martins, Doçaria Cruz de Pedra, Groselha-espim, Movicasa Portugal, Rolsaco, Silva Sergius vinhos, SoPrestígio, tendo sido parceiros media o Braga Cool, We Braga, Braga TV, O Minho, Gazeta do Rossio, Braga On, EuAdoroBraga, Correio do Minho, Antena Minho, Diário do Minho, Cidade 21 (parceiro oficial de revista), Xadrez 64, entre muitos outros.

CXB-rescaldo-2Tibaes-1