Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA REABILITA CAPELA DE SÃO MIGUEL-O-ANJO

Obras de reabilitação revertem degradação prolongada

Capela de São Miguel-o-Anjo pronta para servir a comunidade

Após um longo período de degradação, a capela de São Miguel-o-Anjo, em Braga, apresenta-se agora renovada e pronta para servir a comunidade. A inauguração das obras de reabilitação decorreu esta Terça-feira, 11 de Abril, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que elogiou o esforço conjunto de toda a comunidade para que esta intervenção fosse possível.

igrepatrrevebrag (1).jpg

“Este é um momento de particular satisfação para a Câmara e para todos os Bracarenses. Trata-se do renascimento de um património de altíssimo relevo histórico e monumental da Cidade e a sua recuperação representa o esforço de toda a Comunidade”, referiu o Autarca durante a cerimónia de inauguração que foi presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

O valor global da intervenção foi superior a 140 mil euros, tendo sido efectuada uma candidatura a financiamento por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN). Dessa candidatura resultou um apoio superior a 41 mil euros, sendo que o restante valor foi suportado por donativos ao longo de 20 anos.

Como explicou Ricardo Rio, o Município de Braga tem desenvolvido várias diligências para que intervenções desta natureza aconteçam um pouco por todo o Concelho. “O esforço materializado nesta recuperação é uma demonstração do que temos procurado realizar em várias outras circunstâncias”, referiu o Edil, defendendo que “é nesta aliança entre os cidadãos e as instituições públicas locais e nacionais que projectos como este podem e devem ser concretizados para que o legado patrimonial chegue às gerações vindouras em melhores condições do que o recebemos”.

Um templo pouco conhecido pelos Bracarenses, a capela de São Miguel-o-Anjo localiza-se na freguesia de Maximinos, muito próxima da estação da CP. Inicialmente construída entre as Carvalheiras e o Campo das Hortas, a capela foi desmantelada no último quartel do século XIX, tendo sido transferida para o actual local, juntamente com os retábulos da autoria de André Soares. Esta capela era o local onde tradicionalmente os Arcebispos se paramentavam para fazer a sua entrada solene na Sé de Braga.

igrepatrrevebrag (2).jpg

igrepatrrevebrag (3).jpg

igrepatrrevebrag (4).jpg