Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA PROMOVE VOLUNTARIADO

Projecto ‘Café Memória’ potencia formação de voluntários

O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, procedeu esta Terça-feira, 11 de Abril, à entrega de certificados a 20 voluntários que participaram na acção de formação inicial do projecto ‘Café Memória’.

CMB12042017SERGIOFREITAS0000006287.jpg

Na sessão, Firmino Marques agradeceu o “excelente contributo” que os voluntários têm dado ao ‘Café Memória’, “um projecto potenciador da partilha e que tem sido o ponto de encontro para pessoas com problemas de memória ou demência e seus familiares”.

Esta foi a segunda acção de formação promovida pelo Banco Local de Voluntariado do Município de Braga que tem procurado fornecer aos voluntários as ferramentas necessárias para apoiar todos quantos têm participado no ‘Café Memória’, sejam doentes ou cuidadores.

As sessões do ´Café Memória´ de Braga realizam-se no café ”A Brasileira”, nos segundos Sábados de cada mês e têm registado uma participação crescente. Para o vice-presidente da Autarquia este projecto “constitui mais um ´pequeno passo´ para dar uma resposta eficaz a uma realidade, que, no momento, ainda carece de valências integradoras no território para ir ao encontro das necessidades desta população”.

No primeiro ano do ‘Café Memória’ de Braga realizaram-se 12 sessões, entre Janeiro e Dezembro de 2016, que contabilizaram 206 participantes, 16 convidados e 18 voluntários.

Nas sessões, os interessados encontram um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interacção. A par do apoio emocional, as sessões ajudam a estimular a partilha de informação útil com o apoio de profissionais de saúde e de acção social.

O projecto surgiu duma iniciativa conjunta entre a Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, estando já implementado em Viana do Castelo, Guimarães, Barcelos, Porto, Viseu, Lisboa, Cascais, Oeiras e Campo Maior.

Desde o seu lançamento, o projecto registou mais de duas mil participações, maioritariamente de cuidadores e familiares de pessoas com demência, e tem contado com o apoio de cerca de 200 voluntários que já dedicaram cerca de 4000 horas ao projecto.

Todas as informações sobre o projecto e as suas actividades estão disponíveis em www.cafememoria.pt ou na página do Facebook em www.facebook.com/cafememoriapt.

CMB12042017SERGIOFREITAS0000006305.jpg