Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA E VELIKO TARNVO ESTABELECEM PARCERIAS EM VÁRIO SETORES

Afirmação internacional passa pela cooperação entre Cidades

No seguimento da celebração, em Setembro do ano transacto, do acordo de geminação entre Braga e Veliko Tarnovo - incentivado pelo embaixador Búlgaro, Todor Hristov Stoyanov, e aprovado por unanimidade pelos órgãos Municipais -, António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência, participou numa reunião de trabalho com o vereador da cultura, turismo, assuntos sociais e relações internacionais de Veliko Tarnovo, Gancho Karabadzhakov.

1Braga Cidade PicotoCMB21032017SERGIOFREITAS0000005835 (1).jpg

Este encontro visou o estabelecer de um conjunto de áreas para colaboração e cooperação entre os Municípios no sentido de materializar o acordo de geminação.

"O Executivo Municipal está muito empenhado, desde a primeira hora, em elevar a notoriedade internacional de Braga para alavancar o desenvolvimento do Concelho a vários níveis. Um dos eixos desta estratégia passa pelo estabelecimento de relações com outros Municípios e regiões para troca de boas práticas, cooperação em projectos comuns e fortalecimento do relacionamento internacional das nossas comunidades, empresas e instituições. A presença em Veliko Tarnovo visa demonstrar o nosso apreço por esta geminação mas sobretudo fazê-la passar do papel para acções concretas que vamos agora iniciar. A economia, o turismo, a cultura, a ciência, a educação e o desporto, onde seremos cidade europeia do desporto em 2018, são áreas onde iremos cooperar e prosperar, elevando a marca Braga pelo mundo", referiu António Barroso.

Desenvolver projectos e iniciativas comuns no âmbito do programa 'Europa dos Cidadãos', intercâmbios artísticos e culturais, promoção turística conjunta, troca de boas práticas de governança, intercâmbios desportivos e também o incremento de parcerias entre as Universidades de Braga e Veliko Tarnovo, assim como a dinamização de negócios para as empresas dos dois Municípios, incluindo acções entre a Startup Braga e a Agência de Inovação e Tecnologia de Veliko Tarnovo, foram alguns dos temas em destaque neste encontro.

"Veliko Tarnovo oferece oportunidades de parceria nas áreas das artes, cultura, ciência, desporto, educação, turismo e negócios. Prevejo muitas possibilidades para as Universidades cooperarem, bem como os empresários. Para nós é muito importante que as geminações passem da política para a prática. A dinâmica e visão de Braga estimula-nos a trabalhar convosco", enfatizou Gancho Karabadzhakav.

Veliko Tarnovo é a terceira mais importante Cidade búlgara, tendo já sido capital. É uma Cidade do Norte da Bulgária e centro administrativo da província com o mesmo nome. Outrora conhecida como a cidade dos czares, é um importante centro cultural, económico e administrativo da Bulgária e, tal como Braga, tem uma importância histórica no país e conhecida como a cidade de muitas igrejas.

Tem cerca de 100 mil habitantes e é sede da segunda mais importante Universidade do país, a Universidade de Santo Cirilo e Metódio de Veliko Turnovo, e ainda a Universidade Nacional Militar de Vasil Levski. Como centro económico, é conhecida pelas suas indústrias nas áreas da electrónica, têxteis, plásticos e sector alimentar.

Veliko Tarnovo é também um dos centros turísticos mais importantes da Bulgária, pela sua importância histórica e cultural.