Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA DESFILA GUIÕES DOS PASSOS

Arranque da 'Semana Maior' em Braga, com o "V Cortejo de Guiões de Passos"

"Este imponente cortejo, realizado pela primeira vez em 2013, sai da igreja de S. Vicente, percorrendo as ruas de S. Vicente, ..., recolhendo à Sé Catedral, onde ficarão expostos...", (recém falecido, Cónego Jorge Coutinho, Presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga)

Cortejo de Guiões de Passos-BRG(3) (1).jpg

Hoje, sábado, pelas 16:00h, A Irmandade do Mártir São Vicente de Braga, respetiva Paróquia e demais comunidade Vicentina, abrem a 'Semana Maior' em Braga, com a realização da 5ª edição do "Cortejo de Guiões de Passos do arciprestado de Braga (concelho).

Com saída da Igreja Paroquial de São Vicente, o "Cortejo de Guiões" percorre as principais artérias da cidade, a saber: rua de São Vicente; largo dos Penedos; rua dos Chãos; largo São Francisco; rua dos Capelistas; rua Justino Cruz; rua dio Souto; rua Dom Diogo de Sousa; rua do Cabido e rua Dom Paio Mendes, tendo o seu términus, na Sé Catedral.

Iº Cortejo de Guiões de Passos-BRG (1).jpg

Convirá recordar que, No âmbito do programa cultural/religioso paralelo desta 'Semana Maior', foram já levadas a efeito nas passadas quarta e quinta-feira respetivamente, uma 'Reflexão Quaresmal', que teve por convidado o padre Jesuíta, Manuel Morujão, da Companhia de Jesuítas, sediada na freguesia, para refletir de forma partilhada sobre o tema: "FÁTIMA: 100 anos de Graças - confirmadas pela vinda do Papa Francisco", que contou com a sentida animação, do CAB - Centro Académico de Braga, e, na noite do dia seguinte, a "Puxada do Guião" - uma tradição/ritual, que se perde no tempo -, da responsabilidade dos pegadores da procissão dos Passos da freguesia de Cabreiros, do nosso concelho.

Cortejo de Guiões de Passos-BRG (2) (1).jpg