Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

“BRAGA DE ARTUR PASTOR”CONQUISTA BRACARENSES

Mostra é a mais visitada dos espaços municipais em 2016

A mostra fotográfica intitulada “Braga de Artur Pastor”, patente ao público simultaneamente na Casa dos Crivos e no Museu da Imagem, já foi visitada por quase quatro mil pessoas, confirmando-se como a exposição mais visitada de ambos os espaços municipais.

SAM_6371.jpg

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Braga e o Núcleo Fotográfico do Arquivo Municipal de Lisboa, abriu ao público no passado dia 3 de agosto e decorre até ao próximo sábado, 10 de setembro. Inicialmente com data de encerramento prevista para o dia 17 de setembro, viu a mesma ser antecipada uma semana em virtude da realização dos Encontros da Imagem.

Esta exposição, que apresenta um retrato da cidade de Braga entre as décadas de 1950 e 1960, resulta de uma seleção de fotos de Artur Pastor, falecido há 17 anos e um dos mais significativos nomes da fotografia do século XX em Portugal.

Este devotado funcionário da Direção Geral dos Serviços Agrícolas, dedicou grande parte da sua vida a fotografar as gentes que trabalhavam os campos, bem como as suas técnicas de cultivo e as sementes que utilizavam no seu labor. Com a sua rolleiflex percorreu quase todos os recantos de Portugal, legando aos vindouros uma exaustiva e significativa obra fotográfica.

Chamado à Capital do Minho no âmbito da sua missão como regente agrícola fotógrafo, acabou por conhecer a sua futura esposa. As visitas a Braga suceder-se-iam, particularmente nas décadas de 1950 e 1960, período no qual pôde retratar a fisionomia e a alma bracarense.

No seu espólio integram-se dois álbuns inteiramente dedicados à cidade de Braga, totalizando mais de seis centenas de fotografias.

SAM_6414.jpg