Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA ASSINALA DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Braga assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia Internacional do Voluntário. Iniciativas decorrem a 3 e 7 de Dezembro

Braga vai assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia Internacional do Voluntário. As iniciativas decorrem a 3 e 7 de Dezembro, respectivamente, e chegam ao Museu dos Biscainhos e ao Museu D. Diogo de Sousa.

CMB30112017SERGIOFREITAS0000009888

A programação arranca já no próximo Domingo, com o Museu dos Biscainhos a abrir as portas à população, onde será desenvolvido o projecto ‘CoraçãoAKI’, uma parceria entre o Banco Local de Voluntariado (BLV) e o AKI de Braga, que no primeiro Domingo de cada mês junta as famílias num verdadeiro encontro de gerações. “Neste mês de Dezembro o dia da sessão coincide com a celebração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência, pelo que, tendo por base os valores humanos, nomeadamente a inclusão, consideramos pertinente alargar a actividade e realizá-la num espaço e público”, explicou Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da programação que decorreu esta Quinta-feira, 30 de Novembro, no Museu dos Biscainhos.

A actividade decorrerá das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00 e será animada, “quer ao nível da promoção de ateliers, quer ao nível de canto e musica, por deficientes, que irão mostrar que ser deficiente é apenas ser diferente e de forma alguma ser incapaz”, referiu o Autarca.

As sessões consistem em oficinas de bricolage com dinâmicas diferenciadas, indo ao encontro dos interesses e motivações das crianças. Os trabalhos serão sempre realizados por uma equipa constituída por uma criança e um cuidador, sendo a criança o chefe de equipa.

Já o Dia Internacional do Voluntário será assinalado a 7 de Dezembro, tendo como palco o Museu D. Diogo de Sousa. “Neste dia iremos honrar o contributo daqueles que dão corpo à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e das instituições de solidariedade”, sublinhou Firmino Marques, lembrando que se trata de uma efeméride “de enorme importância” para Braga.

O programa inicia-se às 14h30 e será o momento de juntar voluntários e instituições que se dedicam a ajudar quem mais necessita. “Quando chegamos ao Executivo havia 800 voluntários inscritos no BLV e, actualmente, esse número já triplicou. Nesse sentido, esta comemoração será homenagem e uma forma de mostrar gratidão, a todos aqueles que de uma forma altruísta dão um pouco de si ao bem comum, quer se trate de pessoas em nome individual, quer aos promotores de projectos de voluntariado, quer aqueles que apoiam a sua realização”, concluiu Firmino Marques.

CMB30112017SERGIOFREITAS0000009889