Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA APOSTA NA NANOTECNOLOGIA

 

Semana dedicada à arquitectura viva decorreu de 22 a 26 de Fevereiro. ´Algae Folly´ aproximou a comunidade da ciência e do INL

O INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em parceria com a Câmara Municipal de Braga e o Centro de Investigação de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho, promoveu durante esta semana diversas aulas abertas à comunidade escolar sobre o Urgan Algae Folly.

2

Ao longo destes cinco dias, foram seis as Escolas que aderiram ao projecto e conheceram melhor a importância que este tipo de estruturas terá no nosso futuro. Cada aula teve a duração aproximada de uma hora, com cerca de 25 participantes cada.

O tema destas aulas abertas, leccionadas por investigadores do INL e professores da Universidade do Minho, foi “Cidades bio-inspiradas e alavancadas pela Nanotecnologia - Detectar, alimentar e comunicar são algumas das características distintivas de organismos vivos”. Os participantes tiveram oportunidade de recolher amostras no local e visualizá-las, percebendo, assim, o contexto físico destas estruturas.

3

A última aula desta iniciativa, leccionada a uma turma de Química do 12º ano do Colégio D. Diogo de Sousa, contou com a presença de Ricardo Rio presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Lars Montelius, director do INL. Na ocasião, o Edil salientou a importância de aproximar os cidadãos à ciência, em especial os mais novos.  “O Algae Folly é um foco de disseminação da ciência e um factor de ligação entre o INL e a comunidade. Em ambas as perspectivas os Bracarenses têm vindo a desfrutar de forma muito interessente desta estrutura viva bio-digital, potenciando ao máximo o investimento efectuado”, afirmou.

5

Por seu turno, Lars Montelius garantiu que é muito importante criar interesse pela ciência nos alunos, levando a que estes, no futuro, optem por exercer a sua actividade profissional nessa área. Sobre a presença do Algae Folly no centro da Cidade, o director do INL sublinhou que a experiência foi um tremendo sucesso, gerando um enorme interesse na comunidade.

6