Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA APOSTA NA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL PARA RENOVAR FROTA DOS TUB

Concurso público poderá ser alargado até 31 veículos eléctricos

O Município de Braga vai avançar, no imediato, com a aquisição de seis autocarros eléctricos para os Transportes Urbanos de Braga (TUB), num investimento de 2,5 milhões euros. O concurso público para a aquisição dos veículos, lançado hoje, prevê a possibilidade de estender de seis para 31 o número de viaturas a adquirir, num volume global de investimento que ascenderá aos 13 milhões de euros. A medida foi anunciada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a sessão de abertura do FICIS 2017 – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis que decorreu hoje, 18 de Abril, no Museu D. Diogo de Sousa.

CMB18042017SERGIOFREITAS0000006532.jpg

“O Município submeteu uma candidatura ao POESUR para a aquisição de seis viaturas que irá avançar independentemente da sua aprovação”, explicou Ricardo Rio, adiantando que o alargamento até 31 veículos ficará dependente desta candidatura e da abertura de novas linhas de financiamento por parte do Governo.

Durante a sessão de abertura do FICIS 2017, o Autarca salientou que Braga tem procurado transformar-se numa ‘smart city’ integral através da implementação de projectos como a instalação do Wi-Fi livre no Centro Histórico, o reforço da eficiência energética de vários serviços públicos municipais ou, ainda, através do reforço da rede de semáforos inteligentes.

CMB18042017SERGIOFREITAS0000006537.jpg

“Braga é actualmente um laboratório natural para acções inovadoras na construção de uma Cidade mais inteligente, seja pela acção das universidades, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia ou das empresas que, cada vez mais, escolhem Braga e os seus centros de competências para desenvolverem projectos inovadores”, acrescentou o Edil.

Experiência-piloto potencia criação de pisos inteligentes

Na sessão de abertura do FICIS 2017, fórum que decorre até á próxima Quinta-feira, dia 20 de Abril, Ricardo Rio anunciou, igualmente, a implementação de um projecto-piloto que irá possibilitar a criação de pisos inteligentes. Trata-se de um projecto de cerca de cinco milhões de euros que foi submetido à ‘Urban Innovative Actions’, uma linha de financiamento directa da União Europeia, e que conta com a participação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, da Universidade do Minho e de um conjunto alargado de parceiros nacionais e internacionais.

CMB18042017SERGIOFREITAS0000006543.jpg

O projecto irá permitir a criação de um troço de piso inteligente, sobretudo vocacionado para peões e ciclistas, entre a Estação de Comboios da CP e a rotunda Santos da Cunha, numa extensão de um quilómetro.

Pelo terceiro ano consecutivo, Braga volta a acolher o FICIS transformando-se num ponto de encontro dos mais reputados líderes de opinião, decisores e especialistas em Smart Cities de Portugal e da Europa. Sob o lema ‘Fazer Cidade’, o FICIS tem como objectivo o debate e a partilha das mais recentes tendências e inovações que se afiguram capazes de moldar o funcionamento das cidades no futuro próximo.

Até Quinta-feira, dia 20 de Abril, empresas tecnológicas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas reúnem-se com o intuito de apresentar uma visão integrada e transversal dos principais avanços para o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões e dos municípios.

Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas em https://www.ficis.pt/

CMB18042017SERGIOFREITAS0000006548.jpg