Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA APOSTA NA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Candidatura a Fundo Ambiental abre portas à aquisição de veículos eléctricos

O Município de Braga apresentou uma candidatura ao programa do Fundo Ambiental, um instrumento que visa apoiar a aquisição de veículos eléctricos dedicados a serviços urbanos ambientais, apostando assim na sensibilização ambiental e na valorização energética.

Avenida da Liberdade.jpg

Altino Bessa, vereador do Pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural, sublinhou a importância da candidatura a este programa. “A substituição de veículos mais antigos irá contribuir não só para a redução dos consumos de combustível, que actualmente é proveniente de fontes de energia não renováveis, mas também para a minimização das emissões de gases com efeito de estufa e, consequentemente, para a mitigação e adaptação às alterações climáticas”, explica o vereador.

A candidatura constitui, por isso, “um passo importante no que à mobilidade sustentável diz respeito, nomeadamente em questões de melhoria da qualidade do ar e eficiência”.

O Município apresentou candidatura para 5 veículos eléctricos ligeiros de mercadorias, tendo 1 função de lavadora, 1 de aspiradora, 2 de transporte de mercadorias e 1 de transporte de mercadorias e pessoal para melhoria das tarefas a executar em diversos espaços verdes da competência municipal. Em caso de aprovação, a candidatura, corresponderá a um valor total de despesa elegível de 104.500,00€ com um co-financiamento de 40.950,00€.