Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

“BRAGA À LUPA” ABORDA PROCISSÃO DAS CINZAS DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE BRAGA

Próxima sessão a 22 de Março, às 21h15

‘A Procissão das Cinzas da Venerável Ordem Terceira de Braga’ é o tema da próxima sessão do ‘Braga à Lupa’, que se realiza esta Quarta-feira, 22 de Março, às 21h15, na sacristia da Igreja dos Terceiros. Organizada pelo Município de Braga, o ‘Braga à Lupa’ é uma iniciativa integrada no programa ‘À Descoberta de Braga’ e desafia os Bracarenses a descobrir e a reflectir sobre um aspecto desconhecido e aliciante da Cidade.

CMB16022016SERGIOFREITAS000000683.jpg

A próxima sessão terá como convidados José Sousa Ribeiro (Universidade do Minho) e Rui Ferreira (Câmara Municipal de Braga). As inscrições são limitadas, devendo ser efectuadas através do e-mail cultura@cm-braga.pt.

A Procissão das Cinzas costumava marcar o arranque da Quaresma em Braga. Desaparecido do quotidiano da Cidade há mais de um século, este préstito marcava o início da Quaresma com um imponente cerimonial público proveniente da igreja dos Terceiros, onde desfilavam centenas de corporações religiosas carregando andores e lanternins entre cânticos e orações.

Organizado pela Ordem Terceira de S. Francisco desde o último quartel do século XVII, realizava-se na tarde da quarta-feira de Cinzas e era composto por um elevado número de andores. Ainda hoje se conserva, na Igreja dos Terceiros, os exemplares do Património Móvel que compunham esta procissão.