Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PÓVOA DE LANHOSO PROMOVE INICIATIVA “BOOKFACE – ESTE LIVRO É A MINHA CARA”

Durante o ano de 2015, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, em colaboração com os leitores, uma atividade mensal designada “Bookface - este livro é a minha cara”.

Esta iniciativa pretende a divulgação de obras e de autores através de um jogo de esconde/mostra  com os leitores da biblioteca e os livros a divulgar. Os leitores darão corpo e os livros a cara, literalmente.

“O objetivo principal do município é a promoção do gosto pela leitura. E, hoje em dia, é importante que encontremos formas diferentes de cativar, sobretudos os mais jovens, para a leitura de livros”, começa por salientar o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.

As obras e os leitores selecionados só serão divulgados no próprio mês da  exibição. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso agradece aos leitores da Biblioteca Municipal que aceitaram participar nesta iniciativa, pois sem eles,  a mesma não seria possível. “Aquilo que procuramos fazer é estreitar a relação entre o livro e o leitor. As pessoas, hoje em dia, têm uma vida muito preenchida. E a leitura de livros não faz parte das suas prioridades. Preferem ler aquilo que vai passando nas redes sociais ou a imprensa. Mas, quando encontram um livro com o qual se identifiquem, a disponibilidade para a leitura tende a aumentar”, argumenta o mesmo responsável.

Esta foi, portanto, uma forma divertida de aproximar os leitores aos livros. Eles têm que pegar neles, observar a capa para saber se se coaduna com o seu espírito - no fundo eles vão entrar numa espécie de simbiose!  - e, ao fazer isto, eles leêm o título do livro assim como veêm o nome do autor e isto pode levar a uma vontade de saber mais, tanto sobre o assunto como sobre o escritor.

Tendo em consideração a curiosidade natural do ser humano, quem sabe o “Bookface – este livro é a minha cara” não cria uma nova onda de leitores – aqueles que se sentem em sintonia com o livro.

A Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso terá mensalmente um título em destaque para esta rúbrica, criando um painel sempre renovado de fotos dos leitores com o seu livro-cara (a que chamaremos  bookface, fazendo aqui também uma espécie de trocadilho com o popular facebook, combinando ironicamente o que de alguma forma afasta os jovens da leitura com o incentivo à leitura); uma exposição bibliográfica e fotográfica; um caderno BMPL, que já vai na sua 86ª edição, com a biografia do autor, um resumo da obra, um destaque para o tema ou temas abordados no livro, um trecho da história, uma lista de outras obras do mesmo autor ou sobre o mesmo assunto existentes na biblioteca e um conto de José Saramago.

Em janeiro, a obra que empresta a cara aos nossos leitores é “A história de Ana” de Jenna Bush em colaboração com a UNICEF. Trata-se da história verídica de uma jovem de 17 anos, vítima de abusos, mãe adolescente e infetada com HIV. Este livro permitiu uma abordagem aos temas da violência, dos abusos, da maternidade na adolescência, do HIV, da Sida e da determinação pessoal. Conduziu-nos também a um conto muito interessante de José Saramago, “Centauro”, que terá sido publicado numa antologia de contos na Alemanha, Itália França, Grécia e México na véspera do Dia Mundial da Luta Contra a Sida em 2004.

Os leitores, de todas as idades, têm mostrado um carinho muito especial pelo “Bookface – este livro é a minha cara” na medida em que se interligam tão pessoalmente com os livros. A tendência é para um crescendo de leitores participantes, visto que os retratados têm amigos que também gostariam de o ser e é muito mais fácil caminhar até à biblioteca pela mão de um amigo do que sozinho.