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BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

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BARCELOS TEM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ESCOLAR

Orçamento Participativo Escolar já conhece projetos vencedores

E se, em vez do toque habitual, a campainha for substituída por música? Este é um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar a par com a melhoria do equipamento informático da Biblioteca Escolar, promoção de ações de voluntariado junto dos idosos e criação de um clube de produção de conteúdos digitais sobre a dinâmica escolar.

Já são conhecidos os projetos inovadores vencedores dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Barcelos, no âmbito do Orçamento Participativo Escolar. Ao todo são 17 projetos, no âmbito educacional/escolar, selecionados pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, do 2º e 3º ciclo de ensino básico, bem como do ensino secundário e ensino profissional, e um de âmbito municipal. São 75.000,00€ destinados aos projetos de âmbito escolar e 25.000,00€ ao projeto de âmbito concelhio vencedor.

Os projetos, de âmbito escolar, e que foram selecionados pelas respetivas escolas, têm como objetivo, por exemplo, melhorar o equipamento informático da Biblioteca Escolar; promover ações de voluntariado junto dos idosos; criação de um clube de produção de conteúdos digitais sobre a dinâmica escolar; instalação de um sistema sonoro em toda a escola para substituição do tradicional toque de entrada por música; e serão implementados/executados nos próprios Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, visando a melhoria de qualidade de vida dos alunos e dos seus processos de ensino/aprendizagem.

No âmbito municipal, foram submetidos a votação, na Biblioteca Municipal, na Casa da Juventude e durante a realização Festa da Juventude, dois projetos: “Barcelos sobre rodas” e “Robotic Bus”. Após apuramento dos resultados, o projeto vencedor foi o “Barcelos sobre rodas” com cerca de 98% dos votos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes “este é sobretudo um exercício importante de cidadania, na medida em que estimula os jovens a poderem ser agentes ativos no seu dia a dia, a verem o resultado direto das suas decisões e a contribuírem para o desenvolvimento da sua comunidade.