Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS REGRESSA À IDADE MÉDIA

Barcelos Cidade Medieval anima o fim de semana. Torneio medieval a cavalo, na sexta-feira, e Ceia Medieval, no sábado, são os pontos altos

Barcelos Cidade Medieval está de regresso ao centro histórico de Barcelos até ao próximo domingo, dia 17 de junho, com mais animação e dedicada às profissões medievais.

img_01

O Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, inaugurou o evento, numa visita que percorreu todos os espaços da Feira.

Durante os próximos dias, fazer o percurso pelo centro histórico da cidade será como viajar no tempo até à Idade Média com artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros onde não faltarão a animação com arautos, o torneio medieval (justas), este ano na sexta-feira e no sábado, os torneios de tiro com arco, diversões e jogos, cortejos, demonstrações de falcoaria, cavalaria e cuspidores de fogo.

Este ano, outra das novidades é a animação que se prolonga pela noite dentro. Na sexta-feira e no sábado, junto à Casa da Azenha, a festa 'Depois do Galo Cantar', organizada pelo Concilium Bar, pretende atrair quem quiser divertir-se da meia noite às 4h00 da manhã. A entrada é gratuita.

A aplicação mobile desenvolvida no ano passado continua disponível para que os visitantes possam aceder com mais facilidade às atividades, ao programa e às fotografias do evento.

Neste regresso ao passado, não vão ser esquecidos alguns elementos fundamentais da identidade da cidade ao longo dos séculos, nomeadamente a lenda do Galo e o feito dos Alcaides de Faria, uma iniciativa que tem vindo a crescer anualmente, e que atrai milhares de visitantes ao centro de Barcelos.

As recriações históricas trarão à cidade muita cor e animação, podendo ser percorridos os espaços onde outrora estavam localizadas a judiaria, a gafaria e as ruas dos mercadores, desde o Largo da Porta Nova, passando pelo Largo Dr. José Novais, Praça de Pontevedra e Largo do Apoio, terminando no Largo do Município e no Paço dos Condes (castelo). Barcelos Cidade Medieval é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Barcelos com a Associação Burgo Divertido.

Ação de sensibilização ambiental

Este ano, o Pelouro do Ambiente está a fazer uma ação de sensibilização junto de todos os mercadores que participam na V Edição do Barcelos Cidade Medieval, apelando a que, no final do dia, os lugares fiquem limpos, fazendo a correta deposição dos resíduos nos respetivos ecopontos e contentores.

Para esta ação foram disponibilizados pela Câmara Municipal sacos de lixo com diferentes cores de forma a fazer a correta separação do lixo. O grande objetivo é alertar para a importância da redução da produção de resíduos e incentivar os participantes a adotar comportamentos amigos do ambiente.