Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS DÁ A CONHECER O PATRIMÓNIO NO DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Património histórico recebe Visita Musicada no Dia Mundial da Música

Entre ruínas, igrejas e capelas emblemáticas da cidade contam-se e cantam-se histórias."Diálogos entre a história e a música: Visita Musicada" é o título deste encontro inédito, onde o som dos instrumentos, as partituras, os artistas, os músicos e os cânticos inebriantes prometem lembrar a história. O cenário é único e a encenação, que promete ficar na memória de todos aqueles que passarem por Barcelos no dia 1 de outubro, foi criada a pensar no Dia Mundial da Música.

Dia Mundial da Música.jpg

São várias as iniciativas, de cinema, concertos, workshop, atuações do Orfeão e do Conservatório de Música de Barcelos a visitas musicadas, espalhadas por toda a cidade. No dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, as vozes do Coro de Câmara de Barcelos vão dar música à visita guiada pelo arqueólogo municipal, Cláudio Brochado, a várias capelas do centro histórico da cidade. "Diálogos entre a história e a música: Visita Musicada" é o título deste encontro inédito que vai decorrer entre as 10h e as 12h de sábado e cujo percurso pedonal passará pela Capela da Senhora da Ponte, Capela de S. Francisco, Capela de S. José, Capela de S. Bento, terminando na Capela do Recolhimento das Beatas do Menino de Deus.

Como a música ocupa um espaço privilegiado nas salas de cinema, o Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, pela manhã de sábado, a partir das 10h30, acolherá a exibição das curtas-metragens de animação experimental do japonês Osamu Tezuka, numa parceria da autarquia com a Zoom - Associação Cultural.

O Museu de Olaria reserva a tarde do dia 1 para os mais novos, com a realização do workshop "Acuidade Sonora: o espaço e eu, narrativas sonoras", esta atividade, uma parceria entre o município e a Zoom, vai decorrer entre as 14h e as 18h, e é dirigida a jovens entre os 11 e os 13 anos e as inscrições devem ser feitas através do e-mail culturabarcelos@cm-barcelos.pt.

As Comemorações do Dia Mundial da Música encerram com uma noite de grandes concertos. A noite começa com um concerto do Orfeão de Barcelos e do Grupo Coral Villa Gallegus, na Igreja de Areias de Vilar, às 21h, e termina com uma conferência-concerto de homenagem a Miguel Ângelo Pereira (maestro, professor de música, organista e compositor barcelense, cuja obra tem vindo a ser resgatada do esquecimento a que esteve devota), protagonizada pela musicóloga Ana Maria Liberal e por alunos das classes de canto e piano do Conservatório de Música de Barcelos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos, a partir das 21h30.