Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS COMEMORA O 40º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

Exposições “Os Rapazes dos Tanques” e “Barcelos: A Oposição Democrática” e sessão solene no Largo Dr. Martins Lima marcam programa

O programa das comemorações do 40.º aniversário do 25Abril, promovidas pela Câmara Municipal de Barcelos, começa amanhã, dia 24, quinta feira, às 18h00, com a inauguração da exposição de fotografia “Os Rapazes dos Tanques”, na Galeria Municipal de Arte de Barcelos.

A sessão inaugural contará com a presença do autor, Alfredo Cunha, fotojornalista que colheu imagens da Revolução, talvez as mais conhecidas sobre os acontecimentos nas ruas de Lisboa no dia 25 de abril de 1974.

O dia 24 fecha com uma sessão de fogo de artifício, à meia noite, no Largo da Porta Nova.
No dia seguinte terá lugar a cerimónia oficial, pelas 15h00, no Largo Dr. Martins Lima (em frente ao Teatro Gil Vicente), uma sessão que começa com a atuação do Coral Magistrói e com declamação de poesia. Seguem-se os discursos do Presidente da Assembleia Municipal, dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal e do Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes.

No final, será inaugurada no Salão Nobre dos Paços do Concelho a exposição “Barcelos: A Oposição Democrática e o 25 de Abril”, seguindo-se o concerto comemorativo do 40.º aniversário da Revolução pela Banda Musical de Oliveira, no Campo 5 de Outubro.

O dia feriado começa a ser assinalado com arruada e concentração de Zés P’reiras pelas ruas da cidade de Barcelos, a partir das 10h00.