Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ASTRONOMIA DE VERÃO AMANHÃ À NOITE NA PRAIA DE MOLEDO

Astronomia e Biologia no Verão são as novas atividades que o concelho de Caminha oferece já a partir de amanhã. No concelho, o programa “Ciência Viva no Verão 2014” arranca amanhã, dia 24 de julho, com a atividade “Astronomia em Moledo”, às 21h45, na praia de Moledo. Este programa inclui várias ações em Âncora, Seixas, Caminha, Moledo e Vila Praia de Âncora e a participação é gratuita.

De 15 de julho a 15 de setembro, a Ciência Viva está a desenvolver o programa “Ciência Viva no Verão 2014” que inclui mais de 1600 ações em todo o país, acompanhadas de especialistas de instituições científicas, centros ciência viva, associações, autarquias e empresas. O objetivo é descobrir a ciência.

No concelho de Caminha vão decorrer 13 ações de observação astronómica e de biologia. A participação nas ações é gratuita. A inscrição deverá ser realizada online ou através da Linha Ciência Viva no Verão 21 898 50 50 (das 9h00 às 18h00).

O programa “Ciência Viva no Verão 2014” vem juntar-se assim à panóplia de atividades que estão a ser desenvolvidas no concelho de Caminha, com destaque para o turismo cultural, de sol e praia, gastronómico, náutico, ativo e religioso.

Assim, a Astronomia no Verão vai permitir observar as estrelas, a Lua e os planetas do sistema solar, bem como espreitar objetos longínquos no firmamento, sempre na companhia de astrónomos e dos seus telescópios.

Na Biologia no Verão parte-se à descoberta da flora e da fauna que habitam os sapais, jardins, estuários e marés do nosso país. Um grupo de biólogos guiará estas ações de contacto direto com a Natureza.

Assim, amanhã, dia 24 de julho, vai decorrer a ação “Astronomia em Moledo”, às 21h45. Esta ação não obriga a inscrição prévia. Basta aparecer no parque de estacionamento norte junto ao posto de Turismo.

Com uma duração de 4 horas, nesta ação podem participar crianças a partir dos 3 anos. O objetivo é dinamizar atividades relacionadas com a Astronomia, explorando conceitos científicos curiosos sobre o tema, com a presença de um astrónomo. Inclui observação celeste com telescópios.

A próxima atividade de astronomia decorre no dia 30 de julho, em Caminha.

A Biologia no Verão começa sábado, dia 26 de julho, com a ação “Anilhagem científica das aves – Paul do Coura”. A ação decorre às 9 horas, em Seixas.

Mais informações em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2014/.