Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ASSOCIATIVISMO E JUVENTUDE DE AMARES MARCAM A DIFERENÇA

Associativismo e juventude com papel de destaque nas dinâmicas do concelho de Amares

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Amares acolheu, na passada sexta-feira, a 5ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), um órgão consultivo criado em 2015 que reúne, periodicamente, para pensar políticas voltadas para a juventude. A ocasião ficou marcada também pela assinatura de protocolos de colaboração com as diversas associações locais para atribuição de subsídios para execução do Plano de Atividades 2017 e apresentação da programação geral para o ano.

CMJ.jpg

“Pretendemos continuar a trabalhar de mãos dadas com todas as associações do concelho em prol do dinamismo e desenvolvimento”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, na assinatura dos respetivos protocolos, reconhecendo o papel das associações para a dinâmica local e desenvolvimento das freguesias e do concelho.

No Plano Anual de Atividades do Município destaca-se a aposta na II Semana do Associativismo (que vai decorrer entre 22 de abril a 1 de maio), a Semana Europeia da Juventude que será assinalada entre os dias 1 e 7 de maio e a II Semana do Desporto e da Juventude (de 17 a 24 de Setembro). O Dia Internacional da Juventude, que se celebra a 12 de agosto, será também registado com uma série de atividades orientadas para os mais jovens. O calendário anual das atividades apresenta, ainda, algumas novidades como o “Dia dos Rios”, uma iniciativa que pretende valorizar a riqueza natural do concelho de Amares, banhado pelos Rios Homem e Cávado.

CMJ2.jpg

Jovens têm lugar à palavra em Amares

Cumprindo aquele que é o seu objetivo – funcionar como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas da juventude, tendo como princípio a promoção de atividades/iniciativas de e para os jovens –  a 5ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Municipal de Juventude ficou marcada pela apresentação do protocolo CMJ Amares com a Lab2PT – Universidade do Minho, que tem por objetivo produzir um diagnóstico de caraterização da juventude do Município de Amares, pela nomeação de um grupo de trabalho de apoio para “Aplicação dos Questionários – Inquérito à Juventude”, no âmbito do mesmo protocolo e, ainda, pela discussão e aprovação do plano anual de atividades 2017 para a juventude do Município de Amares.

-    Associações.jpg

-    Associações3.jpg

Associações      (2).jpg