Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARTES E OFÍCIOS TRADICIONAIS REÚNEM ARTESÃOS EM CERVEIRA

II BIA – Artes e Ofícios Tradicionais reúne trabalhos de vários cantos do mundo

São 50 os artesãos inscritos na II BIA – Artes e Ofícios Tradicionais, a decorrer entre 10 e 14 de agosto, no Parque do Centro Coordenador de Transportes de Vila Nova de Cerveira. Reforçando o caráter internacional, o evento conta com um maior número de participantes, mais nacionalidades e uma enorme variedade de áreas representadas. Entrada livre.

Cartaz - II BIA (Programa).jpg

À semelhança da edição 2014, e mantendo o objetivo de valorizar o artesanato, a II BIA – Artes e Ofícios Tradicionais constitui-se como um espaço de encontro de natureza cultural, com um programa diversificado que abrange a exposição e venda de produtos artesanais, trabalhos ao vivo, gastronomia, ateliês, animação musical e uma ação de sensibilização relacionada com a promoção e os fundos de financiamento para as artes e ofícios, promovida pelo IEFP.

Este ano, o evento carateriza-se pela variedade de origens presentes e pela diversidade dos produtos e ofícios que apresentam. Para além de muitos portugueses e de espanhóis de várias regiões, destaca-se a presença de artesãos oriundos de Cabo Verde e Brasil. Os trabalhos apresentados vão desde a cestaria, trabalhos em madeira e em vidro, tapeçaria, couro, cerâmicas, bijuterias, até às várias produções de autor ao nível de joalharia e outras áreas.

A II BIA – Artes e Ofícios Tradicionais aposta ainda num vasto programa de animação ao som de música tradicional portuguesa com bombos e grupos folclóricos do concelho, mas também na dinamização de quatro concertos com diferentes estilos musicais associados à tradição: o folk português com Uxu Kalhus, o ritmo dos Melech Mechaya, a reinterpretação de clássicos da Bossa Nova e da MPB com o Trio Pagú, e a identidade cultural das Terras de Miranda, Nordeste Transmontano com os Galandum Galundaina.

A gastronomia também não é esquecida e, uma vez mais, as associações e juntas de freguesia do concelho apresentam o seu melhor na recriação e divulgação dos pratos mais tradicionais do Alto Minho.

A inauguração da II BIA – Artes e Ofícios Tradicionais está agendada para o dia 10 de agosto, às 16h00, prolongando-se até domingo, 14.