Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCUENSES PESCAM À PLUMA

Arcos de Valdevez recebe o XXIII Campeonato Europeu de Pesca à Pluma. Competição decorre entre os dias 14 a 21 de Maio de 2017

Arcos de Valdevez foi a localidade eleita para a realização do XXIII Campeonato Europeu de Pesca à Pluma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No passado domingo, dia 14, decorreu a chegada dos participantes, a cerimónia de abertura, que contou com o desfile das 12 seleções inscritas pelas ruas da vila e mais de 70 participantes.

Este campeonato será disputado por seleções europeias vindas da Bélgica, Eslováquia,

Espanha Finlândia, França. Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, República Checa, Suécia e Portugal que, até ao próximo sábado vão rodar pelos seguintes cenários de pesca: rio Vez com dois cenários distintos, um de águas mais calmas e outro de águas mais selvagens, rio Coura, rio Olo e lago da Falperra, na serra de Alvão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nos dias 15 e 16 decorrem sessão de treinos, e nos dias 17, 18 e 19 a competição para a classificação final dos países e dos vencedores individuais.

Os cenários selecionados, além das belezas naturais que possuem, têm rios de alta qualidade e bem conhecidos no nosso país como sendo destinos de escolha para a pesca à mosca de salmonídeos.

O rio Vez, em Arcos de Valdevez onde Portugal se Fez, tem o seu curso natural ainda intacto. Além da sua truta selvagem também tem água cristalina, na parte mais alto do seu curso, sem qualquer poluição e que ainda se pode beber. Atravessa montanhas do Alto Minho que foram ao longo dos séculos cultivadas em terraços, o que confere uma paisagem única para o vale do rio. Por sua beleza e características, esta região é conhecida como o "Pequeno Tibete Português". Nas águas deste rio de montanha, considerado um paraíso de pesca, são ainda capturadas as seguintes espécies: truta marrom selvagem, truta de mar e salmões. 

Se a tudo isto juntarmos uma excelente gastronomia, vinhos únicos e o prazer de saber receber bem aqueles que nos visitam, estão reunidas as condições para que este evento tenha sucesso.

Com esta iniciativa pretende-se promover a pesca e Arcos de Valdevez como um destino europeu de pesca, a restauração, o alojamento, o turismo e o comércio, contribuindo assim, para também dinamizar o emprego, o rendimento e a fixação de pessoas.

Este evento é realizado em parceria pela Federação Internacional de Pesca à Pluma, Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, Associação Regional de Pesca Desportiva de Viana do Castelo e conta com os apoios da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da Câmara Municipal de Paredes de Coura, de Mondim de Basto e de Vila Pouca de Aguiar, a Associação de Pesca de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Mondim de Basto e Vila Pouca de Aguiar e do ICNF.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA