Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ SENSIBILIZA PARA A PREVENÇÃO DE MAUS TRATOS NA INFÃNCIA

Presidente da Câmara Municipal reuniu com a Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Arcos de Valdevez

"A proteção das crianças é da responsabilidade de todos; a melhor forma de combater os maus tratos é impedir que aconteçam" é o slogan escolhido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arcos de Valdevez, para a campanha de Prevenção dos Maus Tratos na Infância que decorre este mês de Abril.

campanha_laco_azul (4)

Tendo em conta a realidade e a responsabilidade de toda a sociedade na proteção das crianças, a Comissão é uma instituição oficial não judiciária, que visa promover os direitos das crianças e jovens e prevenir ou pôr termo a situações que possam afetar a segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

Pretende-se envolver e consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância, do fortalecimento das famílias e das próprias crianças no sentido de uma parentalidade positiva e do fundamental envolvimento comunitário.

Este mês estão a ser distribuídos diplomas informativos em várias instituições desta comunidade, procurando abranger o maior número de crianças/famílias. Ainda neste âmbito, aderiu-se à campanha do Laço Azul, a qual pretende alertar para a atenção que devemos ter com as nossas crianças, pois este simboliza as "nódoas negras" dos Maus Tratos.

A campanha do laço azul iniciou-se em 1989, nos EUA, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. Bonnie contou aos elementos da comunidade que se revelaram ‘curiosos’ sobre os maus-tratos a que a sua neta estava sujeita e os quais já tinham morto outro neto de forma brutal.

E porquê o azul, perguntaram???

Bonnie respondeu: Porque apesar de azul ser uma cor bonita, não quero esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos meus netos.

De forma a manifestar todo o apoio e empenho nesta causa, o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, reuniu recentemente com a Comissão, enaltecendo também todo o trabalho meritório realizado por todos os que a compõem. Neste encontro foram também abordadas as formas de apoio às crianças.

Este mês use um Laço Azul.

campanha_laco_azul (23)