Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ REALIZA OBRAS NA LOJA DO TURISMO

Já começaram as obras para a Loja de Turismo Interativa de Arcos de Valdevez

O CMIT de Arcos de Valdevez encontra-se a ser remodelado para dar lugar a uma Loja de Turismo Interativa.

obras_CMIT (1)

Esta loja interativa de Turismo integrará uma rede regional de lojas interativas, tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu todo, com base nas linhas orientadoras: a uniformização da imagem região; a otimização do acesso à informação; a inovação; a promoção dos distintos produtos estratégicos definidos no Plano Estratégico Nacional do Turismo associados à Região; o desenvolvimento económico.

A presente loja possuirá um conjunto de valências tecnológicas que a transformará num espaço de lazer/diversão, educativo, formativo e informativo, através da sua componente de interatividade, vertida nos distintos conteúdos contemplados, tais como: vídeos sobre os locais turísticos de Arcos de Valdevez e Norte de Portugal; Animações apelativas; mapas; textos e descrições; visitas virtuais; animação 3D; entre outros.

A loja disporá de um conjunto de ferramentas de teor interativo inovador, tais como a Entrada/Anel Interativo, a Mesa Interativa, os Mupies e os Totens interativos, que permitirão proporcionar um atendimento inovador/diferenciador na ótica do cliente, bem como a transmissão de uma imagem vanguardista e futurista da região e, neste caso específico, do concelho.

Entre outras ações, esta loja participará fortemente na promoção da oferta turística local, alicerçando-se numa parceria existente entre as diferentes autarquias, com vista à promoção, nos mercados interno e externo da região. Fomentará a divulgação dos variados produtos estratégicos como por exemplo a Gastronomia e Vinhos, o Turismo de Natureza, o Turismo Religioso, o Touring Cultural e Paisagístico e o Turismo saúde e bem-estar. 

De igual modo promoverá o Acolhimento Empresarial, através do expositor de produtos/serviços transversais ao concelho e à região, estimulando não apenas a produção local mas também o tecido empresarial da região. Complementarmente, ao conferir a possibilidade do turista efetuar reservas de serviços (quartos de hotel, refeições em restaurantes, carros em empresas de rent-a-car, entre outras facilidades), esta rede potenciará mais um canal para a promoção e aumento do negócio para as empresas.

Por último, será acrescida a esta plataforma tecnológica uma Bolsa de Oferta de Emprego do Porto e Norte, dedicada ao sector do Turismo, cujo propósito será gerir a colocação de profissionais nos vários empreendimentos hoteleiros, restauração e animação, bem como verificar as lacunas existentes em termos de formação na área do Turismo.

Este projeto é financiado pelo Programa Operacional ON.2 – Eixo: II - Valorização Económica de Recursos Específicos, sendo o seu investimento elegível de 161.083,40 € e a comparticipação FEDER (Fundo de Desenvolvimento Regional) de 136.920,89 €, correspondendo a uma taxa de comparticipação de 85%.