Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ EXPÕE ROSTOS DOS SEUS ANCIÃOS EM MOSTRA FOTOGRÁFICA

Exposição Rostos dos nossos Anciãos Patente ao público até dia 1 de Setembro. Horário: 9h30/12h30 – 13h30/17h30

Encontra-se aberta ao público na Casa das Artes arcuense, a exposição “Rostos dos Nossos Anciãos”, uma mostra que reúne as fotografias expostas nas duas edições passadas do Festival Sénior e que reúne rostos de alguns arcuenses, homens e mulheres, que passaram a idade de 90 anos, e que partilharam algumas adas suas histórias e vivências. São, na sua maior parte, pessoas que trabalharam no campo, vivendo do que a terra lhes dava. Recordam o ciclo dos trabalhos agrícolas, das festividades e dos rituais católicos.

esposicao_rostos_anciaos (5).JPG

Nas entrevistas revelaram saberes há muito esquecidos – as suas memórias são um repositório de conhecimentos relativos à vida rural de Arcos de Valdevez.

Esta exposição pretende evocar a importância destas pessoas e valorizar o contributo das suas existências para a construção do património cultural da nossa terra.

Na abertura oficial estiveram presentes as pessoas fotografadas e seus familiares, bem como a vereadora da Ação Social do Município, Belmira Reis, e técnicos da área da Cultura e Ação Social da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal pretende dar continuidade a este projeto, indo ao encontro dos idosos nos seus domicílios, de modo a obter através de entrevistas todas as informações que possam facultar para a ampliação da memória coletiva do concelho.

A base tecnológica para a conservação e divulgação destes testemunhos é o portal da Memoria Arcuense, o qual realiza a recolha e divulgação destes diferentes tipos de património, com incidência nas Histórias de Vida, na Memória e nas Tradições, nas fontes escritas, tais como os jornais locais, através da Hemeroteca Digital, e as publicações municipais. (http://memoriaarcuense.cmav.pt/)

As fotografias foram registadas por Andreia Loureiro e pela empresa de fotografia FotoClick.

esposicao_rostos_anciaos (1).JPG

esposicao_rostos_anciaos (2).JPG

esposicao_rostos_anciaos (4).JPG

IMG_3748.JPG