Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ COMEMORA DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Florestas, dia 21 de março, realizaram-se várias ações de sensibilização, envolvendo a comunidade escolar. Uma delas foi a plantação simbólica de carvalhos nacionais, castanheiros e cedros, numa pequena área ardida no ano transato, no Baldio da Freguesia de Sá. A iniciativa inseriu-se no projeto de alunos da turma H, do 11.º ano, do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, do Agrupamento de Escolas de Valdevez.

dia_internacional_florestas_2014 (4)

Esta ação foi dinamizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil|GTF do município de Arcos de Valdevez, Conselho Directivo dos Baldios da Freguesia de Sá, Associação Florestal Atlântica e Agrupamento de Escolas de Valdevez, contando ainda com a participação do Vereador da Proteção Civil, representantes da União de Freguesias de Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá, equipas de sapadores florestais da referida Associação, equipa do SMPC do município e elementos do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.

A Porta do Mezio também se associou às comemorações com uma ação dirigida à comunidade escolar do jardim-de-infância e escola básica do Soajo, que também contou com a presença do Vereador do Pelouro, Olegário Gonçalves, bem como com as Juntas de Freguesia de Soajo e Cabana Maior.
No Mezio foi desenvolvida uma ação de sensibilização ambiental em defesa da floresta, tendo as crianças assistido a um documentário sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e plantado espécies florestais autóctones no espaço exterior da Porta.

De sorriso nos rostos e boa disposição, os alunos assumiram com responsabilidade a tarefa de plantar e de, no futuro, cuidar da árvore.

dia_internacional_florestas_2014 (2)