Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ COMEMORA 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

Arcos de Valdevez não deixa passar em branco as comemorações do Dia da Liberdade, e, visto este ano ser o ano em que passam 40 anos desde a Revolução de Abril, a Câmara Municipal preparou uma programação especial para assinalar a data.

Desta feita, o presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, convida todos os munícipes a assistirem à Cerimónia Oficial do hastear das Bandeiras que se realizará na Praça Municipal pelas 10h00 – após a Salva de Morteiros, que terá lugar pelas 9h00 – e contará com guarda de honra efectuada pelos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Corpo Nacional de Escutas – Agrupº214 e Banda da Sociedade Musical Arcuense.

Já no sábado, pelas 21h30, decorrerá a abertura da Exposição "25 de Abril 40 Anos - Canções da Liberdade". A mostra, inédita e produzida pelo Museu Nacional da Imprensa (Porto), junta mais de cem discos em vinil editados no antes e durante o período revolucionário. São apresentados processos movidos contra músicas e letras de canções ou fados de artistas diversos, e ainda cartazes de alguns espetáculos.

A exposição integra também uma aplicação multimédia, onde se podem escutar as canções principais deste período.

Às 22h00 terá lugar na Casa das Artes o espetáculo musical "Outra Vez Abril". Este projeto musical/performativo arcuense junta no mesmo palco Miguel Fernandes, acompanhado por Paulo Freitas, Rui Dantas, Carlos Pinto e Deni Pacheco, e os jovens músicos locais coordenados pela professora Maria do Céu Sousa, num evento de inigualável originalidade e de sentida homenagem aos 40 anos do 25 de Abril.

Por último, no domingo, pelas 10h30, decorrerá a Meia Maratona de Arcos de Valdevez/Caminhada Solidária pelos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez que contará com grandes nomes do atletismo português

PROGRAMA

DIA 25 (sexta-feira)

10h00 - Cerimónias Oficiais de Comemoração do 25 de Abril.

• Hastear das Bandeiras, com a participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escuteiros e Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez.

Local: Praça Municipal

DIA 26 (sábado)

21h30 - Abertura da Exposição "25 de Abril 40 Anos - Canções da Liberdade".

A mostra, inédita e produzida pelo Museu Nacional da Imprensa (Porto), junta mais de cem discos em vinil editados no antes e durante o período revolucionário. São apresentados processos movidos contra músicas e letras de canções ou fados de artistas diversos, e ainda cartazes de alguns espetáculos.

A exposição integra também uma aplicação multimédia, onde se podem escutar as canções principais deste período.

Local: Foyer do Auditório da Casa das Artes

22h00 - Música: "Outra Vez Abril".

Este projeto musical/performativo arcuense junta no mesmo palco Miguel Fernandes, acompanhado por Paulo Freitas, Rui Dantas, Carlos Pinto e Deni Pacheco, e os jovens músicos locais coordenados pela professora Maria do Céu Sousa, num evento de inigualável originalidade e de sentida homenagem aos 40 anos do 25 de Abril.

Local: Auditório da Casa das Artes

Entrada gratuita.

DIA 27 (domingo)

10h30 - Meia Maratona de Arcos de Valdevez/Caminhada Solidária pelos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.

Org.: Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez

Local: Avenida Dr. Mário Soares