Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AMARES É A CAPITAL MINHOTA DA LARANJA

Com origem asiática, provavelmente na região entre a Índia e os Himalaias, a laranja doce foi no século XVI trazida da China para a Europa pelos portugueses, tendo-se o seu cultivo disseminado para os mais diversos pontos do mundo, nomeadamente o continente africano e América. Não admira, pois, que as laranjas doces sejam em diversos países denominadas por “portuguesas” como sucede na Grécia onde lhe chamam portokali, na Turquia que toma o nome de portokal, na Roménia portocala e em Itália portogallo, designações que claramente remetem para Portugal.

A laranja também se encontra associada à cura do escorbuto, a doença que tão elevado número de marinheiros dizimou ao tempo das navegações dos Descobrimentos Portugueses e que levou nomeadamente à perda de cerca de dois terços da tripulação que seguiam nas naus de Vasco da Gama aquando da descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Beneficiando de um clima ameno com reduzidas amplitudes térmicas, a laranja doce encontra em Amares uma região propícia para a sua cultura, sendo terra afamada pelas suas suculentas laranjas de casca fina que estão na origem de múltiplas especialidades da nossa gastronomia, entre as quais se destaca o delicioso pudim de laranja. E, a sua importância é de tal ordem que Amares ostenta nos seus símbolos heráldicos uma laranjeira arrancada de verde. Amares é, pois, no Minho a capital da laranja!

_20120325_P3250944

Ingredientes:

Raspa e sumo de duas laranjas

1 chávena de medida de ovos - são 8 ovos

1 chávena de leite

3/4 de chávena de açúcar

caramelo liquido q.b.

Preparação:

Barre a forma com o caramelo e reserve. Num recipiente coloque os ovos inteiros e junte-lhes o açúcar. Bata muito bem, com o fouet até ter duplicado de volume. Raspe as laranjas, retire-lhes o sumo e junte aos ovos. Por fim junte o leite e continue a bater, até estar bem envolvido. Transfira para a forma e leve a cozer em banho-maria cerca de 50m. Se durante a cozedura o pudim estiver a crescer muito, junte água fria no tacho, para baixar. Deixe arrefecer na forma e leve ao frigorífico, até estar bem fresquinho. Desenforme e sirva, o pudim, acompanhado de rodelas de laranja.

Receita: http://www.7gramasdeternura.com/

_20120325_P3250949